segunda-feira, 6 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

10 cidades paraenses receberão microscópios para ajudar no combate à malária

Na região sul, São Félix do Xingu é um dos municípios que vai receber o equipamento por estar com índices elevados de malária, aponta a Sespa
São 38 equipamentos, custeados com R$ 385 mil em verbas federais. (Foto: Ascom Sespa)

Os municípios de Afuá, Anajás, Breves, Alenquer, Almeirim, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Pacajá e São Félix do Xingu são alguns dos que apresentaram um aumento do número de casos de malária. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). Para ajudar no diagnóstico e demais análises, essas cidades vão receber microscópios.

São 38 equipamentos, adquiridos com verbas federais, que somam R$ 385 mil em recursos. O Departamento de Controle de Endemias da Sespa aponta que o Pará registrou queda de 46% nos casos de malária, de janeiro a julho de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. Foram 10.327 mil casos confirmados neste ano e cerca de 19 mil registrados no ano passado.


Os sintomas mais comuns da malária são febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica. Muitas pessoas, antes de apresentarem essas manifestações mais características, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite. A doença pode evoluir para formas graves, se não for diagnosticada e tratada a tempo.

(Da Redação Fato Regional, com informações do Brasil 61)