A primeira Conferência da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora de Ourilândia do Norte foi um marco na construção coletiva de políticas públicas do município. O evento reuniu servidores, conselheiros e vereadores num debate inédito e fundamental para formação de propostas de prevenção e cuidado a quem trabalha, produz e contribui para o desenvolvimento e economia. A secretária municipal de Saúde, Daniela Dairel, participou do diálogo.
Veja mais imagens do evento, no Instagram do Fato Regional:
Para debater o tema, os participantes se reuniram no Salão Paroquial nesta quarta-feira (9). Além da secretária Daniela, estiveram presentes os palestrantes Wanderley Milhomem (secretário municipal de Saúde de Água Azul do Norte) e a advogada Miriam Kelly Ribeiro. A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ourilândia do Norte, Mairan Ferreira, colaborou com os debates. O diretor do Hospital Regional da PA-279, Júlio de Aguiar, também esteve presente. O evento teve total apoio da Prefeitura, na gestão do prefeito Dr. Júlio (MDB) e do vice Alessandro (PL).
Na abertura, a secretária Daniela adiantou um importante projeto. “Saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano. Eu já tratava sobre esse tema com a Mairan antes de me tornar secretária de Saúde. Deus já vinha nos direcionando para mudanças e tomadas de decisão nesse sentido. Na nossa última conversa, falamos sobre montar uma equipe, como se fosse uma unidade básica, com profissionais e especialidade, mas voltada para o atendimento de nossos colaboradores. Esse projeto não vai ficar no papel. Já falei com o prefeito e estamos fazendo os planos”, declarou.
“A gente está aqui para agradecer por essa primeira Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. É a etapa principal para serem enviadas propostas para a formação das políticas públicas. Nosso agradecimento, principalmente, principalmente à gestão de Dr. Júlio e Alessandro por apoiar debates como esse”, disse Mairan Ferreira, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

A vereadora Auderisa (MDB) participou do evento e elogiou a gestão municipal por fomentar e fortalecer esse tipo de construção coletiva. “Aqui na conferência tratamos de um tema muito importante e atual, que é a saúde do trabalhador e da trabalhadora. Precisamos ter esse cuidado com a saúde física, mental e espiritual de quem trabalha nos diferentes setores. Estamos buscando as melhores formas de tratar a saúde do povo do nosso município”, comentou.

Na opinião da professor Jhenia silva, participar de um debate aberto e amplo entre poder público e sociedade, para construir políticas públicas, foi uma grande honra. “Participar da conferência de saúde dos trabalhadores foi um momento muito importante para tomar consciência sobre nossos direitos e reunir forças para buscar melhorias no mundo do trabalho de todos os setores”, observou.

“Em nome da presidente do Conselho de Saúde, nossa colaboradora, a enfermeira Mairan, nosso agradecimento a cada colaborador que fez e faz nossas ações acontecerem, como foi a conferência”, diz nota da Prefeitura Municipal de Ourilândia do Norte após o evento.
(Da Redação do Fato Regional)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!