sexta-feira, 24 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

29º Festival do Abacaxi de Floresta do Araguaia celebra município que responde por 16% da produção nacional da fruta; confira agenda de shows e eventos

Conhecida como 'Capital do Abacaxi', Floresta do Araguaia, no Sul do Pará, é o maior produtor da fruta de todo o Brasil e consequentemente o destaque do estado com o maior volume de produção nacional. Por ano, o Pará movimenta mais de R$ 520 milhões com abacaxi e mais de 70% se deve à Floresta do Araguaia. Veja toda a programação oficial de 2024!
Floresta do Araguaia é considerada a 'Capital do Abacaxi' do Brasil e é líder nacional da produção da fruta que motiva um festival anual (Foto: Marco Santos / Agência Pará / Arquivo)

Há 29 anos, Floresta do Araguaia, no Sul do Pará, realiza o “Festival do Abacaxi”. Uma tradição que praticamente acompanha a história do município, que vai completar 31 anos em outubro. Mas a festa não é à toa. A cidade é a maior produtora de abacaxi do Brasil e a fruta é a principal fonte de riqueza local, movimentando mais de R$ 387,81 milhões somente em 2022, como aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As festividades de 2024 começam nesta quinta-feira (23) e seguem até domingo (26).

Como a festividade celebra o árduo trabalho dos produtores rurais de Floresta do Araguaia, o Festival do Abacaxi não poderia ser uma festa pequena. A cavalgada do dia 18 de maio abriu a programação e haverá um evento de Moto Cross no dia 26 de maio, data de encerramento. Haverá ainda o concurso da Garota Abacaxi 2024 , entre outras atrações que estão sendo divulgadas periodicamente.

Veja imagens da cavalgada que abriu a programação do 29º Festival do Abacaxi:

Entre as atrações confirmadas está a dupla Maiara e Maraísa (24 de maio), artistas que ajudaram a fazer do sertanejo feminino um sucesso em todo o Brasil. Um show característico para uma cidade que tem à frente do Executivo Municipal uma mulher do campo, a prefeita Majorri Santiago (MDB). Outras atrações confirmadas são , Trio Parada Dura (23 de maio), Gustavo Moura & Rafael (25 de maio) e Valesca Mayssa (26 de maio).

O governador Helder Barbalho e a prefeita de Floresta do Araguaia, Majorri Santiago, celebram a produção da ‘Capital do Abacaxi’ (Foto: Marco Santos / Agência Pará / Arquivo)

Os últimos dados compilados pelo IBGE consolidam a produção de abacaxi do Brasil em 2022 (a 2023 ainda está em produção). Em todo o país, foram produzidos 1.558.201.000 unidades da fruta. O Pará, com 350.018.000 de unidades, representou 22,46% do total. Floresta do Araguaia produziu, nos 10 mil hectares de área plantada, 258.540.000 abacaxis (73% do estado ou 16% do total do nacional). O pico histórico da produção do município ocorreu em 2018, com 336 milhões de unidades.

O maior pico histórico de produção de abacaxi dos 10 mil hectares de área plantada de Floresta do Araguaia ocorreu em 2018, mas o município nunca perdeu o posto de maior produtor do Brasil (Foto: Marco Santos / Agência Pará / Arquivo)

A colheita da fruta leva cerca de 1 ano e 9 meses após o plantio. Dados da Prefeitura de Floresta do Araguaia apontam que 7 mil famílias vivam da produção de abacaxi no município. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) identificou que a safra tem pico em dezembro. Nesse período, todas as regiões do Brasil começam a receber os abacaxis da cidade paraense, que tem quase 18 mil habitantes, e prospera com emprego e renda com o trabalho no campo.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!