quinta-feira, 21 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

3ª Feira Cultural da Estação Conhecimento Tucumã homenageia Belém e aproxima a capital ao Sul do Pará

Durante a feira, os atendidos da Estação Conhecimento Tucumã apresentaram diversas atividades relacionadas à cultura de Belém, aproximando mais a capital e a região Sul do Pará, trazendo experiências sobre gastronomia, folclore, música, fé e turismo.
Feira apresentou personagens e símbolos da cultura belenense, passando por comidas, folclore e pontos turísticos (Foto: Estação Conhecimento Tucumã / Vale)

A Estação Conhecimento (EC) Tucumã, no Sul do Pará, promoveu a sua 3ª Feira Cultural. O tema “Belém do Cheiro, da Fé e do Sabor”, homenageando a capital paraense. Os atendidos da instituição, um projeto mantido pela Fundação Vale, puderam enriquecer o repertório cultural, estimulando o aprendizado por meio de pesquisas. A proposta foi desenvolver o trabalho em equipe, a criatividade, autonomia e protagonismo durante os preparativos para a feira.

O evento iniciou com uma apresentação sobre a Matinta Perera, personagem de uma das lendas mais importantes da região Norte do Brasil, que é uma bruxa velha que se transforma, durante as noites, em um pássaro de mau agouro, protegendo a floresta. Em seguida, foi apresentada uma cena do espetáculo, de mesmo tema da Feira Cultural, que estreia em outubro deste ano.

(Foto: Estação Conhecimento Tucumã / Vale)

Durante a feira, os atendidos da Estação Conhecimento Tucumã apresentaram diversas atividades relacionadas à cultura de Belém. Eles produziram maquetes dos principais pontos turísticos da cidade, montaram uma miniestrutura de aparelhagem de som – um conjunto de equipamentos de áudio, luz e efeitos pirotécnicos comuns em festas locais -, explicaram sobre a colônia japonesa que reside na cidade, recriaram as barracas de ervas do Ver-o-Peso e demonstraram como são preparadas as principais comidas típicas de Belém, como vatapá, arroz paraense, açaí, doce de cupuaçu e bolo podre.

Anne Priscila, coordenadora cultural da Estação Conhecimento, destaca a importância de os atendidos conhecerem outras culturas. “A feira proporcionou aos educandos a oportunidade de explorar diferentes tradições e entender que nossas diferenças são sinônimos de riqueza. Isso nos ajuda a construir uma sociedade mais diversa e inclusiva, valorizando e preservando a diversidade cultural e acolhendo a todos, independentemente de suas particularidades”, finaliza.

(Foto: Estação Conhecimento Tucumã / Vale)

Sobre a Estação Conhecimento Tucumã

Mantida pela Fundação Vale, com apoio da Vale e parceiros, a Estação Conhecimento Tucumã é um espaço dedicado ao atendimento integral de famílias dos municípios de Tucumã e Ourilândia do Norte. A instituição promove atividades gratuitas nas áreas de educação integral, saúde, esporte educacional, cultura e assistência psicossocial, alinhadas às políticas públicas. O trabalho é realizado por equipes multiprofissionais, em conjunto com a rede intersetorial do território.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Fundação Vale e Estação Conhecimento Tucumã)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!