Neste domingo (6), o Governo do Pará lançou o Cadastro Ambiental Rural Automatizado (CAR 2.0). É uma iniciativa pioneira no Brasil, que agiliza e dá mais segurança para a liberação de cadastros. O lançamento será durante o evento “Diálogos Amazônicos”, em Belém. Na estreia do sistema, foram liberados 40 mil CAR para produtores de todo o estado.
Caso fosse feito de forma manual, esses 40 mil CAR poderiam levar até 20 anos para serem analisados e concluídos. O novo sistema permite o aprimoramento da gestão territorial e do patrimônio verde, como informa o Governo do Pará. O governador Helder Barbalho destacou que o CAR 2.0 alia tecnologia e inovação no processo de cadastro e regularização de propriedades rurais.
Outros sistemas foram lançados na ocasião, como o Módulo de Inteligência Territorial (MIT), plataforma de monitoramento dos compromissos assumidos no Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), e uma nova versão do ‘Selo Verde’, que passa a contar com um mapa em alta resolução para aprimorar a gestão territorial e a certificação de produtores que atuam com a pecuária.
Como parte do pacote de transformação digital da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), também foram oficialmente lançados o portal de Licenciamento Ambiental Digital, o Portal da Transparência Semas e o app “Semas Pará”.
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Cavalgada Ruralista da Expotuor 2023 será neste domingo (06/08), em Tucumã, no sul do Pará
- Lutador Michel Pereira, de Tucumã, sugere mudança de peso para luta em setembro no UFC; entenda a diferença dos pesos e categorias
- São Félix do Xingu tem maior rebanho bovino do Brasil e alta cobertura vacinal contra doenças
(Da Redação do Fato Regional)