sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

5ª edição do Arte em Cores seleciona artistas do Pará e do Maranhão; um dos painéis coletivos será em Ourilândia do Norte

Artistas interessados em produção de arte urbana devem preparar seus portfólios e fazer suas inscrições até 1º de setembro de 2024. A oportunidade contempla 19 municípios. Para o Sul do Pará, há vagas para Ourilândia do Norte (onde será feito um dos painéis coletivos desta edição), Tucumã e Água Azul do Norte. O projeto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale.
As obras devem ser inéditas e os artistas precisam ter pelo menos 16 anos para participar (Foto: Divulgação / Vale)

O projeto Arte em Cores chega à 5ª edição, com a proposta de estimular a cultura e a economia criativa do Pará e do Maranhão, com ações que valorizem a arte urbana no interior dos dois estados. A iniciativa tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio do Centro Cultural Tatajuba e realização Vivas Cultura e Esporte, Ministério da Cultura e Governo Federal. As obras devem inéditas

Serão selecionados 50 artistas visuais, com idade mínima de 16 anos, para a produção de painéis artísticos em espaços públicos de 19 municípios. As inscrições poderão ser feitas em formulário simples e objetivo, disponível no link linktr.ee/arteemcoresmove e na bio do perfil instagram.com/arteemcoresmove, até às 18 horas do dia 1º de setembro de 2024. Nestes endereços também estará disponível o edital com todas as informações.

Do Pará, poderão participar residentes nos seguintes municípios:

  • Água Azul do Norte
  • Bom Jesus do Tocantins
  • Canaã dos Carajás
  • Curionópolis
  • Eldorado do Carajás
  • Marabá
  • Ourilândia do Norte
  • Parauapebas
  • Tucumã

No Maranhão, os artistas deverão ser residentes nos seguintes municípios:

  • Açailândia
  • Alto Alegre do Pindaré
  • Arari
  • Bom Jesus das Selvas
  • Bacabeira
  • Buriticupu
  • Igarapé do Meio
  • Pindaré-Mirim
  • Santa Inês
  • São Pedro da Água Branca

Produção de painéis individuais e coletivos

Nesta 5ª edição do projeto, serão produzidos, ao longo de dois meses, 50 painéis individuais e 2 painéis coletivos, totalizando 52 novos murais de arte urbana. Os murais coletivos serão realizados em Ourilândia do Norte, no Pará, e São Pedro da Água Branca, no Maranhão, onde serão reunidos os artistas que mais se destacarem com seus trabalhos individuais.

Todos os artistas selecionados para o Arte em Cores terão acesso a um conjunto de videoaulas sobre técnicas e linguagens de arte urbana, além de contarem com o acompanhamento de dois consultores artísticos – Fhero e Davi DMS – grandes referências na área, com destaque na cena nacional e internacional da arte de rua.

Um dos painéis coletivos desta vez será em Ourilândia do Norte (Foto: Divulgação / Vale)

Os selecionados também receberão certificados, premiações em dinheiro por participação no projeto e fornecimento do material necessário para a produção de seus painéis. Além dos murais realizados em espaços públicos, as obras serão expostas na Galeria Virtual do Arte em Cores (arteemcores.art.br), possibilitando que os trabalhos e suas autoras e autores sejam conhecidos por um público ainda mais amplo, superando as barreiras geográficas.

“Além de garantir mais visibilidade para artistas emergentes e artistas experientes, o projeto traz impactos duradouros para a comunidade. Quando o artista tem a oportunidade de desenvolver seu trabalho autoral, ter reconhecimento e acreditar que é possível viver economicamente de sua própria arte, isso me emociona, pois nós, artistas, sabemos o quanto essa trajetória pode ser difícil”, declara Davi DMS, consultor artístico do Arte em Cores.

Colorindo territórios e o futuro de milhares de pessoas

O projeto chega à 5ª edição, acumulando resultados de sucesso desde o seu lançamento, em 2020. Ao todo, já foram 254 painéis produzidos por 155 diferentes artistas. As obras foram realizadas em diversas cidades do interior do Pará, do Maranhão e em Belém. Os painéis coletivos de grandes dimensões foram produzidos em Açailândia (MA), Alto Alegre do Pindaré (MA), Buriticupu (MA), Belém (PA), Parauapebas (PA) e por duas vezes em Marabá (PA). Em 2024, durante a 4ª edição do projeto, mais dois trabalhos coletivos se somaram nessa trajetória: um em Bacabeira (MA) e outro em Canaã dos Carajás (PA).

Na 4ª edição, foram 132 inscritos e 50 artistas selecionados. A participação feminina foi o grande destaque, pois entre os artistas selecionados, 63,5% eram mulheres. Destaque também para as pessoas autodeclaradas pretas e pardas, representando 74% do total de participantes.

Desde o começo do Arte em Cores, já foram realizados 254 painéis por 155 artistas diferentes do Pará e do Maranhão (Foto: Divulgação / Vale)

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp