A ponte sobre o rio Fresco, que vai ligar o distrito da Taboca ao centro de São Félix do Xingu, está 70% concluída. A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) informou, nesta segunda-feira (27), que está na execução das travessas e do cavalete central, partes fundamentais estrutura da obra. O prazo máximo do cronograma é até junho de 2024, mas a expectativa do governador Helder Barbalho (MDB) e do prefeito João Cleber (MDB) é de inaugurar no aniversário da cidade, em 10 de abril.
Adler Silveira, titular da Setran, afirma que toda a fundação, blocos e pilares estão 100% concluídos. Na parte pré-moldada da obra, todas as vigas já estão concluídas e as pré-lajes finalizadas. Ele detalha que a ponte sobre o rio Fresco terá 480 metros de extensão, contendo 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura. O projeto atende às normas de engenharias civil e naval, terá duas pistas de rolamento, faixa de pedestres e iluminação pública em LED.
A construção da ponte beneficiará diretamente mais de 130 mil habitantes do município de São Félix do Xingu e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu e de integração do Araguaia. O município tem o maior rebanho bovino do Brasil e forte economia agropecuária. Facilitar o escoamento da produção da Taboca vai aquecer ainda mais a economia da cidade e integrar a região, possibilitando investimentos e mais desenvolvimento.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- CPI das ONGs promove audiência em São Félix do Xingu e investiga atuação de organizações na Desintrusão da Apyterewa
- Suspeito de homicídio é preso em Ourilândia do Norte e tenta subornar delegado com R$ 1,5 mil
- Projeto Araguaia Níquel, da Horizonte Minerals em Conceição do Araguaia, é paralisado por 4 meses e tem trabalhadores dispensados