sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

8 municípios do Pará terão faixa liberada para implantação de internet 5G neste mês

O total de municípios com a faixa liberada para a quinta geração do serviço móvel chegará a 4.808 a partir da próxima segunda-feira, 5 de agosto. No Pará, os municípios contemplados são Bannach, Cachoeira do Piriá, Cumaru do Norte, Jacareacanga, Nova Esperança do Piriá, Pau D'Arco, Piçarra e Santa Maria das Barreiras
Agora serão mais de 4,8 mil municípios com a faixa liberada para implantação do 5G, porém, isso não representa que a tecnologia já será instalada, dependendo do planejamento das operadoras (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil/ Imagem Ilustrativa)

A partir de 5 de agosto de 2024, as operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações de 5G em mais 506 municípios. Com isso, serão 4.808 municípios habilitados ao todo. No Pará, foram contemplados Bannach, Cachoeira do Piriá, Cumaru do Norte, Jacareacanga, Nova Esperança do Piriá, Pau D’Arco, Piçarra e Santa Maria das Barreiras.

A faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone compreende uma área onde vivem aproximadamente 197 milhões de brasileiros, o que corresponde a pouco mais de 92% da população. Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação antecipada de estações nessas cidades depende do planejamento individual de cada operadora.

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica, vai precisar adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências com o 5G. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que recebem sinal da TV aberta por parabólica, podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF, organização criada por determinação da Anatel.

As antenas parabólicas comuns causam interferência no sinal 5G e podem ser trocadas de forma gratuita com apoio da Siga Antenado (Foto: Divulgação Siga Antenado)

É fundamental que o interessado elegível realize o agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.

Também será iniciada a implantação da rede móvel, por meio da qual será garantida a interoperabilidade entre as redes de órgãos de segurança pública e de resposta a emergência. Por meio da rede LTE a ser implantada, os agentes terão acesso a aplicações de vídeo e dados, tais como bodycams, imagens de drones e geolocalização, permitindo uma resposta mais rápida e efetiva a situações de desastre e emergência.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!