Entre os 144 municípios do estado, 83 não registraram novos casos de covid-19 no mês de setembro de 2021. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que apesar da redução no número de óbitos e notificações de casos, é necessário que os municípios estejam atentos para novas ocorrências para evitar a subnotificação de infectados.
O cenário condiz com o avanço da vacinação. Atualmente, o plano de imunização já alcançou pessoas com idade a partir de 18 anos e segue avançando com a aplicação da 1ª dose em adolescentes. Até esta quinta-feira (16), 6.995.021 milhões de doses foram aplicadas, sendo 4.291.548 milhões com a 1ª dose e 2.703.473 milhões com a imunização completa (com 1ª e 2ª doses).
Ao mesmo tempo em que diminui o registro de infectados nos municípios, as medidas restritivas passaram a ser flexibilizadas. O Pará, atualmente, está com bandeiramento verde. Isto é, de acordo com o Comitê Científico, que monitora o cenário epidemiológico em cada região, o risco de contaminação é baixo em todo o estado. Além da permissão de funcionamento sem restrições em diversos setores, eventos com mais de 300 pessoas estão autorizados.
No levantamento da Sespa, da Região Metropolitana de Belém, só constam Santa Bárbara do Pará e Castanhal. “Enquanto não atingirmos a meta de ter 70% da população vacinada e não tivermos o controle da pandemia, não podemos afrouxar as medidas preventivas. A vacinação e as outras medidas preventivas, entre as quais o uso de máscaras, se completam. E é importante que a população entenda isso”, comenta o infectologista Lourival Marsola.
Outra medida anunciada foi que, dentro de um mês, o maior hospital de campanha do estado, o do Hangar, será desativado. Em funcionamento desde abril de 2020, o governador Helder Barbalho, em pronunciamento nesta quarta-feira (15), informou sobre as ações que deverão ser feitas devido à baixa taxa de ocupação. “Quase 5 mil vidas salvas no Hangar. Isso mostra a medida acertada do Governo do Estado. Face à baixa procura, comunicamos que não estaremos mais encaminhando ao Hangar. Teremos um centro especializado em covid-19, que será em Belém, no hospital Santa Terezinha”, explicou o governante.
A vacinação é um claro sinal de que todos os imunizantes disponíveis para a população são eficazes. Ainda de acordo com o governador, as taxas de ocupações de leitos adultos nos hospitais paraenses estão em 28% dos leitos de UTI ocupados e 23,6% os clínicos, números que continuam reduzindo. Apesar das notícias esperançosas, a pandemia ainda não acabou. Usar máscaras, respeitar as medidas sanitárias e acompanhar o calendário de vacinação continuam sendo fundamentais para o controle da covid-19.
Fonte: O Liberal