O Pará teve um salto histórico no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): passou da 26ª colocação para a 6ª entre todos os estados brasileiros. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação. A notícia foi comemorada pelo Governo do Estado, que reuniu professores, alunos, gestores escolares, em Belém, para que os esforços dos servidores e estudantes fossem parabenizados.
No Pará, 100% das escolas estaduais de Ensino Fundamental foram submetidas às avaliações. Dos anos iniciais, 179 escolas estaduais paraenses foram selecionadas e 179 tiveram nota publicada. Nos anos finais do Fundamental, 346 foram submetidas à avaliação e todas tiveram a nota publicada.
A avaliação dos estudantes do Ensino Médio, matriculados nas 1ª, 2ª e 3ª séries, com idade a partir de 15 anos, foi de índice 4,3 na mostra divulgada sobre o Ensino Médio, que é de responsabilidade exclusiva do Estado. Os estudantes de 658 escolas da rede pública estadual do Ensino Médio realizaram a prova. Do total, somente 68 escolas não tiveram suas notas de desempenho publicadas, porque não atingiram 80% de presença.
“Nós estamos entre os melhores, sabendo que isto é fruto do trabalho extraordinário feito por milhares de pessoas, profissionais da educação, professores e professoras, da comunidade escolar, do envolvimento das famílias, de cada aluno e aluna, mas isto deve nos motivar a trabalhar cada vez mais. E ao mesmo tempo, ter a capacidade de entender onde ainda precisa investir para continuar a ter este melhoramento, no que diz respeito à rede estadual, escola por escola”, declarou o governador Helder Barbalho, parabenizando os presentes.
O governador ainda fez um chamamento às prefeituras para se inspirarem e investirem ainda mais educação das redes municipais. “…Para que as escolas municipais também possam responder e ter a certeza de que o passado em que o Pará estava em último, jamais deve voltar. Nós temos que ter a capacidade de construir cada vez mais esse novo tempo em que a educação pública do Pará é uma referência para o Brasil”, enfatizou.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Em Bannach, policiais localizam 20 cabeças de gado que haviam sido furtadas na zona rural de Xinguara; suspeito foi detido
- Nova fase da operação ‘Curupira’ é encerrada com a prisão de dois homens, em São Félix do Xingu, por crimes ambientais
- Reportagem da Folha de São Paulo sugere que Alexandre de Moraes teria cometido possível irregularidade no uso de atribuições do TSE; ministro nega ilegalidade
- Operação ‘Entrega Mortal’ prende faccionado suspeito de homicídio e tentativa de homicídio em Redenção
- Vale abre inscrições para o Programa de Trainee 2025, com 40 vagas em operações no Pará e no Maranhão
- Governo do Pará publica decreto que regulamenta pagamento do abono do Fundef; 26 mil servidores serão contemplados
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!