sábado, 23 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Conab coleta dados da safra de grãos do Pará e em mais 7 estados

O levantamento vai registrar o desenvolvimento das lavouras de milho da 2ª safra, gergelim, sorgo e feijão da 3ª safra. Serão coletadas informações a respeito da área, produtividade e produção, estado de desenvolvimento, condições das lavouras e fatores que influenciaram, direta e indiretamente, a expectativa de produção no Pará e em mais 7 estados.
A produção de milho será uma das pesquisadas no Pará (Foto: ₢Wenderson Araújo / Trilux / via Agência Brasil)

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão no Pará para finalizar a pesquisa de campo nas áreas produtoras de grãos. As informações irão compor o 12º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024. Outros sete estados fazem parte da pesquisa. Os dados finais deverão ser divulgados no dia 12 de setembro deste ano.

Na pesquisa atual no estado paraense será verificado o desenvolvimento das lavouras de milho da 2ª safra, gergelim, sorgo e feijão na 3ª safra. Serão coletadas informações a respeito da área, produtividade e produção, estadio de desenvolvimento, condições das lavouras e fatores que influenciaram, direta e indiretamente, a expectativa de produção.

Além do Pará, a pesquisa nacional de safra será realizada nos demais estados produtores, com a presença em campo em Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Pernambuco. O trabalho é feito em campo,  presencialmente, e remotamente, junto a agentes colaboradores ligados ao setor em cada estado.

Participam da pesquisa produtores, cooperativas, entidades de assistência técnica, públicas e privadas, empresas de venda de insumos, comercialização, entre outros. Também são realizadas pesquisas subjetivas, na qual a Conab utiliza o georreferenciamento das lavouras para auxiliar nas análises de produtividade e dimensionar a área.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Conab)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!