A rede municipal de Educação de Ourilândia do Norte, no Sul do Pará, teve um aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no ano de 2023, como apontam os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que são realizadas a cada dois anos. Os resultados foram celebrados pelos gestores municipais. Nos anos finais do ensino fundamental, a rede ourilandense passa para a 10ª do ranking estadual.
A Secretaria Municipal de Educação de Ourilândia do Norte informou que o Ideb da rede ourilandense estava estagnado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com uma nota de 4,8, desde 2017. Agora a média chegou a 5,0. “Isso reflete o compromisso com a melhoria da qualidade educacional e a garantia dos direitos de aprendizagem dos estudantes”, diz nota do órgão.
Pelos dados do Ideb, nos anos finais do ensino fundamental, o munícipio avançou de 3,9 (2019) para 4,4 (2023). Em 2021, devido à pandemia de covid-19, por falta de frequência mínima, não houve resultado divulgado. Já nos anos iniciais, Ourilândia ficou na 12ª posição nos anos iniciais.
“Este avanço é resultado de um esforço coletivo, que envolve famílias, gestores municipais e todos os profissionais da educação de Ourilândia do Norte. A educação do munícipio, como demonstram os resultados do Ideb, está no caminho certo, com crescimento constante em busca por padrões de qualidade cada vez melhores”, conclui a nota da Secretaria Municipal de Educação.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Tucumã, Ourilândia, Redenção e outros municípios do Sul do Pará têm céus cobertos por fumaça; queimadas aumentaram 248% na Amazônia
- Policial federal é preso, em Redenção, suspeito de integrar uma organização criminosa e cometer outros crimes
- Gás Para Todos: Lula anuncia programa de distribuição de botijões de gás para 20 milhões de famílias
- Conselho elege Gustavo Pimenta como novo presidente da Vale
- PF e Ibama encerram exploração ilegal de madeira na Floresta Nacional de Caxiuanã, no Sudoeste do Pará
- Mulher é presa no Piauí após dar cajus envenenados a duas crianças; população incendeia casa da suspeita
- Idoso é morto com tiro de cartucheira na cabeça, na Taboca, em São Félix do Xingu
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!