A Vale no Brasil já tem um novo presidente eleito: nesta segunda-feira (26), o Conselho de Administração escolheu Gustavo Pimenta, atual vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores. A decisão foi unânime. A gestão de Eduardo Bartolomeo — à frente da mineradora desde 2019 — encerra no dia 31 de dezembro deste ano. Haverá um período de transição para a posse do novo presidente em fevereiro de 2025.
As eleições no Conselho de Administração da Vale não foram fáceis. Houve vários impasses e o mandato de Bartolomeo foi prorrogado algumas vezes. Havia a possibilidade de que a gestão dele fosse levada até o final de 2025, algo que foi descartado. Havia notícias de que o Governo Federal estaria tentando emplacar um nome como CEO e um dos favoritos era o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.
Em comunicado sobre o novo presidente, a Vale diz que Pimenta é um executivo com experiência global nos setores financeiro, de energia e mineração. Em mais de 20 anos de carreira, ele trabalhou no Brasil, Estados Unidos e Europa. Ele assumiu a posição de CFO da mineradora em 2021. Ele é formado em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem mestrado em finanças e economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“Vamos juntos nessa jornada, intensificando o diálogo com todos os nossos stakeholders [partes interessadas nas atividades da companhia] e priorizando a segurança das pessoas, das operações e do meio ambiente”, afirmou Pimenta, no comunicado sobre a eleição dele para o cargo de presidente da Vale.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações do G1)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Gás Para Todos: Lula anuncia programa de distribuição de botijões de gás para 20 milhões de famílias
- Ideb de Ourilândia do Norte avança e coloca rede municipal no top 10 do Pará nos anos finais do ensino fundamental
- Mulher é presa no Piauí após dar cajus envenenados a duas crianças; população incendeia casa da suspeita
- Idoso é morto com tiro de cartucheira na cabeça, na Taboca, em São Félix do Xingu
- Menino de 11 anos morre durante reação a assalto em chácara na vila Sudoeste, na zona rural de São Félix do Xingu
- Conab coleta dados da safra de grãos do Pará e em mais 7 estados
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!