A empresa Destak divulgou, nesta terça-feira (3), uma nova pesquisa sobre o cenário eleitoral em Xinguara, no Sul do Pará. Seguindo a tendência de outros levantamentos já realizados no município, Osvaldinho (MDB) segue como favorito para assumir a prefeitura, com mais intenções de voto em todas as modalidades e cenários propostos. O registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral é o PA-05944/2024.
Foram entrevistadas 480 pessoas, de forma individual e presencial. A pesquisa Destak possui uma margem de erro de 4,45% e um intervalo de confiança de 95,5%, como consta no espelho do registro. A coleta de dados ocorreu entre os dias 25 e 26 de agosto, em vários setores de Xinguara e diferentes perfis de eleitores.
Na modalidade espontânea, na qual os entrevistados declaram em quem pretendem votar ativamente, Osvaldinho liderou com 44,6% das intenções de voto. Em segundo lugar, Enric Lauriano (PL) aparece com 21,8%. Dr. Moacir (União Brasil) foi mencionado por 19,3%. Para 0,9% dos entrevistados, não havia nenhuma opção de voto. Outros 13,3% não souberam ou não quiseram responder.
Já na modalidade estimulada, na qual os eleitores são informados sobre os nomes dos candidatos disponíveis, Osvaldinho segue liderando, com 45% das intenções de voto. Enric Lauriano mais uma vez fica em segundo lugar, com 23%. O atual prefeito, Dr. Moacir, se mantém na terceira posição com 20%. Votos brancos ou nulos representam 3%, enquanto 9% dos entrevistados não souberam responder ou preferiram não opinar.
Rejeição e outras modalidades da pesquisa Destak em Xinguara
Considerando apenas os votos válidos, excluindo brancos, nulos e indecisos, a pesquisa Destak aponta uma vantagem muito maior de Osvaldinho, com amplia sua vantagem, alcançando 52% das intenções de voto. Enric Lauriano teve 26% das menções e Dr. Moacir foi a preferência para 22% dos entrevistados. Segundo o estudo, 87,3% dos eleitores de Xinguara que participaram dizem estar totalmente decididos sobre o voto. Outros 9% dizem estar aptos a mudar.
Na questão sobre rejeição — candidato em quem os eleitores entrevistados não votariam de jeito nenhum —, Osvaldinho apresentou o menor índice, com apenas 8%. A maior rejeição foi do atual prefeito, Dr. Moacir, com 35% das menções. A segunda maior rejeição é de Enric Lauriano, com 18%.
A empresa Destak também pediu que os entrevistados fizessem uma avaliação da gestão de Dr. Moacir à frente da Prefeitura de Xinguara. Apenas 27% disseram aprovar o mandato. Os que desaprovaram somaram 56% dos eleitores. Outros 17% não souberam ou não quiseram responder.
Por fim, a Destak analisou a impressão dos eleitores sobre o cenário eleitoral, perguntando quem acreditam que vai vencer, independentemente da intenção de voto. E 45% dos entrevistados apontaram Osvaldinho como o provável vencedor, seguido por Enric Lauriano com 21,5% e Dr. Moacir com 20,6%.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Fila para transplante de córnea no Brasil quase triplica em 10 anos; Pará tem 2º maior tempo de espera
- ALERTA: golpe do ‘Auxílio Reconstrução’ se espalha em redes sociais no Sul do Pará
- Inscrições abertas para o X Festival Canção da Transamazônica; veja o edital e saiba como participar
- Turma do STF mantém suspensão do X / Twitter no Brasil e critica descumprimento de decisões
- 36º BPM recupera moto roubada em São Félix do Xingu e captura suspeito
- Convênio permite que recursos do ‘Sua Casa’ garantam entrada do ‘Minha Casa, Minha Vida’; Banpará e Caixa farão parceria
- Governador Helder Barbalho diz que Estado investiga se queimadas no Pará são criminosas
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!