domingo, 24 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

‘País de Leitores’: Lula assina decreto da Política Nacional de Leitura e Escrita e busca aumentar acesso a livros e artes

Entre as várias medidas estão aquisição de 800 livros para as bibliotecas públicas do Brasil, além da construção de bibliotecas públicas em todos os novos condomínios do programa 'Minha Casa,. Minha Vida', já com acervos de 500 livros. A PNLE vai durar 10 anos. Também foi publicado um novo edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).
Lula disse, ao assinar a Política Nacional de Leitura e Escrita, que quer que o Brasil seja um país de leitores e leitoras, apreciador das artes e com compreensão de mundo (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil)

Com o objetivo de potencializar o acesso às artes, aos livros e e proporcionar mais educação no Brasil, nos próximos 10 anos, o presidente Lula (PT) assinou o decreto que regulamenta a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE). O ato ocorreu na noite desta quinta-feira (5), na abertura da 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Uma série de medidas foram anunciadas para alcançar as metas do plano.

“Estamos de volta para reafirmar que a literatura, assim como o cinema, a música, o teatro, o circo, a dança, as artes práticas alimentam a alma de um povo. Um dos nossos objetivos é fazer do Brasil um país de leitores e leitoras. Os livros são fundamentais para a nossa formação e compreensão do mundo. A literatura é um direito humano, como bem definiu o grande brasileiro Antonio Candido [de Mello e Souza, crítico literário e sociólogo]”, declarou Lula.

Pela PNLE, o Governo Federal vai recriar o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL). É uma política pública idealizada em 2011, mas não está em vigor há algum tempo.  Também foi autorizado um novo edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Equidade e uma suplementação de R$ 50 milhões para a compra de acervos literários do PNLD Educação Infantil.

“Cada uma das seis mil bibliotecas públicas do Brasil vai receber um acervo inicial de 800 obras literárias. E, a partir de agora, os novos conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida ganharão bibliotecas com 500 livros à disposição das famílias”, acrescentou Lula, apresentando medidas para assegurar o sucesso das metas da PNLE, ao lado do ministro das Cidades, Jader Filho.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Brasil)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!