domingo, 24 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Helder defende modernização e avanços da produção rural, na abertura Fórum Internacional da Agropecuária

O objetivo do Fórum é analisar os desafios do setor e discutir as estratégias dos países do G20 para o agro, com discussões no Grupo de Trabalho da Agricultura, organizado pelo Ministério da Agricultura e da Pecuária.
Helder Barbalho discursou na abertura do Fórum, em Cuiabá, na noite desta segunda-feira, 9 de setembro (Foto: Marco Santos / Agência Pará)

Em Cuiabá (MT), o governador Helder Barbalho (MDB) participou da solenidade de abertura do Fórum Internacional da Agropecuária (Fiap). O evento desta segunda-feira (9), antecede o encontro do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20 Brasil, que será realizado entre esta terça (10) até o próximo sábado (14). O chefe do Executivo do Pará defendeu a rastreabilidade da pecuária e intensificação da produção agrícola como ferramenta de preservação do meio ambiente.

“É isto que o Pará tem feito. Acima de tudo para mostrar que não propomos substituição de atividade econômica. Propomos agregação. Acreditamos que é possível fazer com que a floresta viva possa valer mais do que a floresta morta. E para isto, estamos investindo em ciência, tecnologia e inovação. Investimento para que a floresta possa gerar renda para os povos locais. Para que a floresta possa gerar novas economias destacando a sua biodiversidade e a bioeconomia com o novo grande potencial de geração de renda para os mercados locais e mercados internacionais”, ponderou Helder Barbalho.

No discurso de abertura, Helder Barbalho voltou a defender o mercado de crédito de carbono como ferramenta estratégica para diversificação do ambiente de negócios e preservação da natureza. E observa que essa é uma forma de  produtores rurais receberem renda pela produção de grãos, de proteína animal e possam ajudar na preservação da floresta.

“O Pará não precisa derrubar uma árvore sequer para continuar avançando fortemente na produção rural e posso dizer números aqui. De 2022 para 2023, nós reduzimos em cinquenta por cento os níveis de desmatamento no Estado e, neste mesmo período, nós incrementamos em 1,5 milhão de cabeças de gado no mesmo território, mostrando que é possível fazer este processo conjugado”, exemplificou o governador. Até o final de 2026, 100% do rebanho bovino do Pará deverá ser rastreável.

Também participaram da abertura do evento o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, os ex-ministros Roberto Rodrigues, Aldo Rebelo e Blairo Maggi, além do presença do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e do ministro encarregado de Negócios da União Europeia, Jean-Pierre Bou. O encontro do GT de Agricultura do G20 foi organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e terá reuniões técnicas, bilaterais e ministeriais.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!