A Polícia Federal deflagrou a operação “Bruciato II”, nos estados do Pará, Tocantins e Mato Grosso, na manhã desta quarta-feira (11). Foi a segunda etapa da ação iniciada nesta terça-feira (10). Desta vez, os alvos são os responsáveis pela comercialização ilegal de ouro na região sul do Pará. Os suspeitos atuam no financiamento indireto da exploração ilegal do minério, extraído da Terra Indígena Kayapó. Quatro pessoas foram presas em Redenção e duas em Cuiabá (MT).
Na operação desta quarta-feira, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva. No Pará, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão em Redenção; 3 de busca e apreensão em Tucumã; e 1 de busca e apreensão em Cumaru do Norte. Houve ainda uma busca e apreensão em Palmas (TO). Em Cuiabá (MT), foram cumpridos 1 mandado de busca e apreensão e 2 de prisão.
Veja mais imagens da operação, no Instagram do Fato Regional (@fatoregional):
“Após extraído de dentro e dos arredores da Terra Indígena Kayapó, no Pará, o ouro era levado a Cuiabá e, em seguida, encaminhado ao exterior. A continuação da investigação deve apontar mais detalhes sobre o funcionamento do esquema e a que países o minério era levado. Foram apreendidos veículos, joias, ouro, armas, valores em espécie. A Justiça Federal determinou o sequestro e indisponibilidade de até R$ 1,7 bilhão, em dinheiro e bens dos investigados. Foi determinada a suspensão da atividade de extração das atividades minerárias e comercialização de ouro de quatro empresas”, informou a PF em nota sobre a operação.
Na primeira etapa da operação “Bruciato”, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão preventiva, no combate a organização criminosa que atua no interior e arredores da Terra Indígena Kayapó. Com isso, a investigação sobre extração ilegal de ouro e comércio irregular já teve 19 pessoas presas. As investigações ainda estão em curso.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Suspeito de fazer queimada que devastou o projeto Casulo II, em Ourilândia, é preso pela Polícia Civil
- Em Xinguara, Helder vai fazer a primeira identificação individual do gado do Pará
- Prefeito João Cleber decreta situação de emergência em São Félix do Xingu por estiagem; 8,5 mil pessoas são afetadas
- ‘Organização criminosa’ e ‘Tráfico’: Delegacia de Ourilândia emite nota sobre a prisão de trio suspeito de matar homem investigado por estupro de vulnerável
- Operação da PF investiga garimpos e comércio ilegal de ouro no Sul do Pará e em mais 3 estados; Houve prisões em Tucumã, Redenção e Cumaru do Norte
- ‘Pandemia de Incêndios’: ministro Flávio Dino determina medidas de combate a queimadas na Amazônia e no Pantanal
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!