As operações da EroBrasil em Tucumã, no Sul do Pará, iniciaram na última quarta (11). Com isso, a mineradora alcança o posto de segunda maior produtora de cobre do país. Para o CEO Eduardo de Come, a planta tucumaense representa o futuro da empresa, com capacidade de produção de até 60 mil toneladas por ano. O estado, na avaliação dele, pode ser uma das maiores potências do cobre no mundo.
Serão 12 anos de operação em Tucumã. Somente na fase de construção, foram empregadas cerca de 2,5 mil pessoas. O investimento de instalação foi superior a US$ 310 milhões (cerca de 1,5 bilhão), que aqueceu a economia da cidade, da região e do estado. A expectativa é de que mais empregos sejam gerados durante a operação. Com a produção da EroBrasil Tucumã, a capacidade total da empresa passa para 110 mil toneladas de cobre por ano.
A EroCopper (ERO) é uma empresa canadense. Em 2016, comprou um projeto de cobre que, literalmente, estava embaixo d´água na Bahia, com 40 anos em operação. A empresa acreditou no potencial da mineração no Brasil. Foi adquirida uma mina de ouro de pequeno porte no Mato Grosso e então o projeto de cobre no Pará, que estava parado desde 2008. A EroCopper tem ações negociadas na Bolsa de Toronto (Canadá) e Nova Iorque (EUA).
“O Pará tem tudo para ser um dos grandes polos de produção de cobre do mundo. Por isso, queremos continuar investindo no Pará, ampliar nossa mina em Tucumã e não vamos medir esforços para fazer valer a confiança de quem acreditou na EroBrasil, acolheu e investiu. Nossos projetos ainda têm muitos desafios pela frente e garantimos nosso compromisso de contribuir com Tucumã, com o Pará e com o Brasil. Mas não queremos crescer sozinhos. Por isso agradecemos a comunidade de Tucumã e dos locais onde atuamos peço que continuem contando conosco sempre”, declarou Eduardo de Come, ao Fato Regional.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Pesquisa Destak aponta João Cleber como líder em intenções de voto para a prefeitura de São Félix do Xingu
- VÍDEO: casa fica em ruínas após pegar fogo no setor Monte Castelo, em Tucumã
- Setores Bela Vista e Paulista, em Ourilândia do Norte, estão há mais de 48 horas sem energia
- Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que aumenta pena contra feminicídio para até 40 anos
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!