A Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) da Polícia Civil investiga queimadas que vêm ocorrendo na região Sul do Pará. Na quarta-feira (25), foi deflagrada a operação “Hefesto” — deus do fogo, na mitologia grega — , após um foco de incêndio em 2 mil hectares de uma fazenda em Santana do Araguaia. As queimadas para limpeza ou manejo estão proibidas em todo o estado.
O decreto nº 4151/2024, publicado pelo governador Helder Barbalho, proíbe queimadas no território estadual, desde o 27 de agosto de 2024, período considerado de estiagem no Pará e em meio à crise de incêndios criminosos e poluição por fumaça tóxica em todo o país. A Demapa tem monitorado as regiões paraenses para coibir crimes contra o meio ambiente. As investigações contam com fiscalização usando imagens de satélite.
O município de Santana do Araguaia foi identificado com pontos de queimadas, o que foi constatado in loco em uma fazenda, que teve mais de 2 mil hectares de área atingida, configurando danos ao meio ambiente. A Demapa instaurou um inquérito policial para apurar o caso e realiza perícia para identificar se o fato foi ou não criminoso, e, assim, promover a responsabilização criminal, se necessário.
“A operação Hefesto faz parte de uma ação permanente, coordenada pela Divisão de Meio Ambiente, da Polícia Civil do Pará, para evitar o desmatamento, através de queimadas e segue por todo o Estado, a fim de cumprir o Decreto governamental, que proíbe esse tipo de prática, dentro do que preceitua a Lei de Crimes Ambientais, 9.605/98”, enfatizou o diretor da Demapa, delegado Dilermando Tavares.
A Divisão Especializada em Meio Ambiente está ouvindo testemunhas e aguarda o laudo conclusivo para as formalidades legais. A Polícia Civil informa que a Demapa continuará monitorando e investigando queimadas e outros crimes ambientais, na defesa do meio ambiente. Importante lembrar que mesmo em áreas privadas, as queimadas podem sair do controle e geram poluição que extrapola os limites das propriedades.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Polícia Civil)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- VÍDEO: após tempestade, Ourilândia segue sem energia e começa a ter falta de água; prefeitura traz orientações
- Vento da tempestade em Ourilândia chegou até 50 km/h; meteorologista analisa fenômenos climáticos no Sul do Pará
- Programa ‘Amazônia em Casa, Floresta em Pé’ abre inscrições para empreendedores potencializarem negócios pautados em sociobiodiversidade
- Governadora em exercício visita obras de pavimentação em Conceição do Araguaia e Santa Maria das Barreiras
- Suspeito de feminicídio no Maranhão é encontrado em Tucumã após 10 meses de investigação
- Operação da PF combate roubo de dados de beneficiários do INSS no DF, Pará e mais 7 estados
- DPU recomenda contratação de especialistas para atender pessoas autistas em Xinguara (PA)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!