sexta-feira, 18 de outubro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Indígena Kayapó e mais dois homens são detidos por suspeita de compra de votos em Ourilândia do Norte

Foram identificados dois ônibus transportando indígenas, o que chamou a atenção do Ministério Público Eleitoral para um possível transporte irregular de eleitores. Houve protesto. A oferta de deslocamento para quem vai votar gera uma expectativa de contrapartida, em voto, de quem utilizou o recurso. Veja informações sobre suspeitas de crimes eleitorais no Pará em tempo real!
Os indígenas se reuniram na Delegacia de Ourilândia em protesto por conta de um indígena e dois motoristas dos ônibus que transportavam os eleitores Kayapó terem sido detidos para prestar esclarecimentos. Eles foram liberados pouco depois. (Foto: Fato Regional / Arquivo / Imagem Ilustrativa)

Um indígena Kayapó, que não teve a identidade revelada, foi detido por suspeita de compra de votos e transporte irregular de eleitores, em Ourilândia do Norte, no Sul do Pará. A situação foi flagrada neste domingo de eleições, quando dois ônibus suspeitos, transportando apenas eleitores da etnia. O Ministério Público Eleitoral repassou a denúncia à Polícia Civil. O indígena e os dois motoristas foram apresentados, prestaram depoimento e foram liberados.

Após o indígena que estaria, supostamente, organizando ou coordenando o transporte nos dois ônibus ter sido detido, vários indígenas Kayapó foram à Delegacia de Ourilândia do Norte para protestar. As investigações seguem e, possivelmente, devem ser assumidas pela Polícia Federal por se tratar de algo envolvendo povos tradicionais. As suspeitas se dão porque transporte “ofertado” para eleitores pode indicar expectativa de contrapartida por quem ofertou.

Acompanhe boletins do TRE e da PF sobre crimes eleitorais no Pará: atualizado às 16h50

Por nota, o Tribunal Regional Eleitoral(TRE) do Pará informou que “…foram registradas 90 ocorrências relacionadas a crimes eleitorais no estado do Pará, a maioria delas no município de Abaetetuba, que soma 10 ocorrências. Deste total no estado, 43 são relativas a boca de urna; 14 foram prisões em flagrante; 1 inquérito policial; 3 fraudes eleitorais e 29 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO)”.

Na região Sul do Pará, a PF aponta duas situações neste domingo. A primeira às 9h40, em Redenção, que resultou num Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por distribuição de material de campanha (boca de urna). A outra ocorreu por volta de meia-noite, no distrito de Casa de Tábua, em Santa Maria das Barreiras, com TCO feito por espalhar material de campanha.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!