quinta-feira, 21 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Eleições 2024: MST emplacou 133 candidatos em todo o Brasil, entre prefeitos, vices e vereadores; 3 foram no Pará

Levantamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra conseguiu eleger candidatos membros ou considerados apoiadores em 19 estados. Ao todo, foram mais de 600 candidaturas para chapas de prefeito e vice e vereadores, tanto nas áreas urbanas estratégicas, quanto nas zonas rurais.
De toda a região Norte do Brasil, o Pará foi o único estado com candidatos aliados ou membros do MST eleitos, sendo apenas 3. A maioria está em estados do Nordeste e Sudeste (Foto: Divulgação / MST)

Nas eleições municipais deste ano, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) teve 600 candidaturas, incluindo membros do grupo e apoiadores diretos da causa. Desse total, 133 candidatos conseguiram se eleger, em 19 estados, incluindo prefeitos, vices e vereadores. No Pará, foram 3 candidatos à vereança eleitos, sendo 2 em Belém e 1 em Parauapebas.

Dos 133 candidatos eleitos, foram 23 compondo chapas de prefeito e vice. Os demais 110 foram vereadores. Os paraenses eleitos foram Marinor Brito (PSOL, de Belém), Vivi Reis (PSOL, de Belém) e Tito do MST (PT, de Parauapebas). Todos se comprometeram com a democratização do acesso à terra, incentivo à produção e cooperação de alimentos saudáveis e combate à fome, iniciativas de sustentabilidade, defesa da educação, saúde, cultura e diversidade na cidade e no campo.

“As candidaturas do MST fizeram um trabalho incrível em cada canto deste país, dialogando com o povo, levando a Reforma Agrária Popular para todos os cantos do campo e da cidade. E o resultado dessas eleições é fruto desse processo, da vitória política que tivemos”, declarou Luana Carvalho, da direção nacional do MST. A coordenação do movimento considerou a campanha positiva pelo articulação no campo e na cidade.

Os candidatos eleitos no Pará foram os únicos pertencentes ao movimento ou apoiadores declarados em toda a região Norte. As regiões Nordeste e Sudeste concentraram a maioria dos eleitos alinhados com o MST.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Brasil)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!