Quem visitar a 2ª edição do Fórum “Varanda da Amazônia”, em Belém, poderá comprar produtos de três projetos sustentáveis da regiões Sul e Sudeste do Pará, apoiados pela Vale Metais Básicos: Terra Chocolates Amazônicos, de Tucumã; e Apimel e Ecojoias, de Canaã dos Carajás. O evento será nestas terça e quarta, 8 e 9 de outubro, na Estação das Docas.
A programação da “Varanda de Nazaré” é uma iniciativa criada pela cantora Fafá de Belém, em 2011, com o propósito de ampliar a percepção do Brasil sobre o Círio de Nazaré, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
De Tucumã, terra de cacau de alta qualidade e valor agregado do Sul do Pará, Renilda Ferreira participará pela primeira vez de uma feira em Belém. Desde 2019 é empreendedora da Terra Chocolates Amazônicos, empresa que produz chocolates, licor de chocolate, amêndoas, creme de cacau e outros derivados do fruto cultivado em sua fazenda no sistema agroflorestal (SAF).
“Vejo como um momento ímpar de poder apresentar nossos produtos ao público de Belém e para os visitantes que estarão na região para a festividade do Círio. Será também uma boa oportunidade para estabelecer parcerias de negócios na capital”, avalia Renilda, que considerou a oportunidade como positiva para ampliar os mercados do Sul do Pará com a cidade sede da COP 30.
Além de apoiar os empreendimentos que estarão presentes no Fórum “Varanda da Amazônia”, a Vale Metais Básicos também participará do painel sobre “Bases Fundamentais para o Desenvolvimento da Amazônia”, nesta quarta (9). Silvia Cunha, gerente de Territórios, vai apresentar a atuação da companhia a partir dos planos de relacionamento com comunidades e apoio no desenvolvimento das cadeias produtivas da região, como apicultura, bovinocultura leiteira e produção de cacau que abrangem municípios da região da PA-279, como Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu. E ainda, da área de Canaã dos Carajás.
“Além de possibilitar o aprofundamento do debate sobre os desafios da Amazônia, ao gerar oportunidades para empreendimentos locais, o evento fortalece iniciativas que estão contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região e fomentando as potencialidades do território”, afirma gerente de Territórios da Vale Metais Básicos, Silvia Cunha.
Claudene Fernandes Brito é empreendedora da Eco Canaã Biojoias Amazônicas, de Canaã dos Carajás. Ela atua neste segmento há sete anos e vai levar colares, brincos, pulseira, kits de lembrancinha do Círio (com bolsas, chaveiro e pulseira-terço de sementes do bioma amazônico) para a feira da Varanda.
“Participamos de duas feiras em Belém ano passado, no Festival Vale Amazônia e na V Semana Paraense de Ciência Tecnologia e Inovação. E ter a oportunidade de estar na ‘Varanda da Amazônia’ é um reconhecimento sem igual para os empreendimentos da região sudeste do Estado. Nós criamos peças exclusivas para este evento, com as sementes do bioma amazônico. A nossa expectativa é encantar todos os visitantes”, destaca.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Vale)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Sara Gabrielly, de Ourilândia do Norte, morre após trágico acidente de trânsito em Portugal
- Governo Lula propõe criação da ‘Alada’ empresa estatal aeroespacial brasileira
- Pará produz 51,80% do cacau do Brasil e lidera produção nacional; Tucumã é o 8º maior produtor do estado
- Eleições 2024: MST emplacou 133 candidatos em todo o Brasil, entre prefeitos, vices e vereadores; 3 foram no Pará
- Serviço Geológico do Brasil estuda potencial mineral de urânio e fosfato, em Santana do Araguaia, no Sul do Pará
- SENAI oferece mais de 12 mil vagas em cursos gratuitos no Pará; Há oportunidades em Ourilândia do Norte
- Cacau de Tucumã mantém preço estável frente à desvalorização nacional, neste começo de outubro; veja as cotações
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!