A segunda Cavalgada Municipal de Ourilândia do Norte, patrimônio cultural do município, será no dia 9 de novembro. As inscrições para comitivas seguem até o dia 1º de novembro — pelo telefone (94) 99211-4258 — , data em que serão sorteadas e divulgadas as posições de saída. Neste ano, a programação promete ser ainda maior, com premiações que somam R$ 50 mil e um festival musical, com show da dupla João Neto & Cristiano e artistas regionais no encerramento.
Pela lei municipal nº 866/2023, a Cavalgada Municipal de Ourilândia do Norte é um patrimônio cultural e faz parte da agenda de eventos oficiais da cidade, sempre no começo de novembro (1º ou 2º sábado). No texto da lei, as cavalgadas são reconhecidas como manifestações culturais motivadas por questões religiosas, cívicas, ecológicas ou esportivas, que fazem parte da história de todo o Brasil. Também ocorrem como formas de competição ou lazer.
“As cavalgadas surgiram durante o processo de ocupação dos territórios, entre os séculos XVII e XVIII. Conduzindo os bovinos ou equinos, os tropeiros, montados a cavalos ou burros, se acampavam para descansar, agradecer e pedir proteção divina para eles e para os animais. Era uma atividade sofrida, que fazia parte da vida de muitos brasileiros do meio rural daquela época”, comenta Jhonathan Pablo, assessor jurídico da Prefeitura de Ourilândia e organizador.
Relembre a 1ª Cavalgada Municipal de Ourilândia do Norte, no Instagram do Fato Regional:
Nas estimativas da prefeitura, a cavalgada deste ano deve contar com até 18 comitivas, reunindo cerca 1 mil cavaleiros e amazonas. As categorias, premiações e trajeto devem ser divulgadas em breve. Até esta segunda-feira (21), 12 comitivas já estavam inscritas.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Da mineração à preservação do meio ambiente: caminhos para um legado socioambiental positivo das mineradoras no Pará
- ALERTA: golpe do ‘Auxílio Moradia’ se espalha em grupos de mensagens no Pará; entenda
- Municípios do Pará têm até 31 de outubro para aderir ao programa Escola em Tempo Integral e confirmar planejamento de vagas
- Veja serviços que o Incra vai levar para beneficiários e ocupantes de assentamentos de Tucumã, de 28 a 30 de outubro
- Acidente de Lula faz presidente cancelar participação em reunião da cúpula do Brics na Rússia
- Suspeito de agredir servidora pública de Redenção até a morte é preso na zona rural de Bannach
- Vacinação contra a gripe no Pará encerra dia 26 de outubro e só 21,82% do público se vacinou
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!