quinta-feira, 14 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Novembro tem 3 feriados: Finados, Proclamação da República e Consciência Negra; veja quando caem as folgas

Depois de novembro, só restam Natal e Ano Novo, ambos caindo numa quarta-feira. Cabe lembrar que quem já costuma trabalhar aos sábados regularmente, o Dia de Finados tem algumas implicações trabalhistas sim e só não muda nada para quem já tem folga completa aos finais de semana.
Este será o primeiro ano desde que o Dia da Consciência Negra se tornou um feriado nacional oficial no calendário brasileiro (Foto: Freepik / Via Comtee)

Após um ano com poucos feriados em dias úteis, que pudessem permitir um descanso a mais para trabalhadores e estudantes, novembro chega com 3 datas nacionais: Finados (neste sábado, 2), Proclamação da República (15, uma sexta-feira) e Consciência Negra (20, uma quarta-feira). Sim, pelo menos pode garantir uma “emenda” com o final de semana. Mas atenção: cada empregador precisa estabelecer as regras da folga ou compensação financeira.

O Dia de Finados só deve ter alguma mudança para quem já trabalha aos sábados ou por escalas. Neste caso, a regra é a mesma: ou dá uma folga compensatória ou o pagamento da diária precisa ser dobrado. Se a pessoa já tem descanso regular aos sábados, então o feriado pode ser dado como “perdido” mesmo. Para Proclamação da República e Consciência Negra, que caem em dias úteis, aí a regra é geral para todo mundo.

Proclamação da República é o feriado nacional que poderá garantir um descanso maior para trabalhadores e estudantes, já que cairá numa sexta-feira. E este será o primeiro ano em que o feriado nacional do Dia da Consciência Negra será celebrado, caindo numa quarta-feira. Esse é difícil de criar uma “emenda”, mas empregadores podem decidir por folga em outro momento. Se isso não for possível, ao menos fica a sensação de semana mais curta.

Depois de novembro, só restam Natal e Ano Novo, ambos caindo numa quarta-feira.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!