segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Alepa aprova fim da cobrança de taxas de religação de energia elétrica, água e esgoto no Pará

O projeto de lei agora vai para a sanção do governador Helder Barbalho para se tornar válida em todo o Pará. A proposta ainda prevê multas para a empresa prestadora do serviço que cobrar as taxas de religação. A isenção das taxas deverá ser informada de forma ampla.
A religação de serviços essenciais, após sanção do governador Helder Barbalho, deverá ser gratuita e amplamente divulgada pelas empresas prestadoras de serviço (Foto: Divulgação / Equatorial)

Por unanimidade, deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovaram o Projeto de Lei (PL) nº 265/2019, de autoria do deputado Dirceu Ten Caten (PT), que proíbe a cobrança de taxas de religação de serviços essenciais, como energia elétrica, água e tratamento de esgoto no estado.

A proposta, que agora segue para a sanção do governador Helder Barbalho (MDB) para entrar em vigor, afirma que a empresa prestadora do serviço deverá informar ao consumidor a gratuidade do serviço de religação, por meio de aviso impresso no boleto de cobrança, telefônico e da rede mundial de internet e computadores.

O deputado estadual Dirceu Ten Caten, do PT-PA (Foto: Balthazar Costa AID / ALEPA)

“O descumprimento prevê o pagamento de multa no valor de cem a mil Unidades de Padrão Fiscal do Estado do Pará, sem prejuízo das medidas previstas no Código de Defesa do Consumidor. No exercício fiscal de 2024, a Unidade de Padrão Fiscal está em R$ 4,5782”, explica o deputado Dirceu Ten Caten.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!