A premiada gestão de João Cleber (MDB) à frente da Prefeitura de São Félix do Xingu, recebeu mais uma certificação: o Selo Unicef. A entrega ocorreu nesta terça-feira (10), em Belém. A solenidade contou com a presença da primeira-dama do Pará, Daniela Barbalho, e da coordenadora de Comunicação da Amazônia Pelo Unicef, Ida Oliveira. Para o prefeito, é a consolidação dos esforços de toda a equipe de servidores, que se dedicaram nos últimos 4 anos para a conquista.
O Selo Unicef foi entregue a prefeituras que se comprometeram com uma série de metas, que vinham sendo monitoradas desde 2021: aumentar o número de vagas na educação pública e reduzir a evasão escolar; melhorar as políticas de saúde e garantir cobertura vacinal para as doenças mais graves; medidas de combate à violência; e programas para enfrentamento e redução da desigualdade social; promoção e respeito às comunidades tradicionais.
João Cleber celebrou a conquista e destacou a atuação de Silvia Torres, titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (Semteps), que teve papel decisivo na coordenação das equipes para o cumprimento das metas do Selo Unicef. O troféu foi recebido por Hellem Trindade e Lyvia Andrade, representantes da prefeitura no evento desta terça-feira.
“Esse é um esforço conjunto histórico, que faz com que São Félix do Xingu receba o Selo Unicef pela primeira vez. E assim, mostramos que nosso município é destaque nacional e internacional não só ser o que mais desmata, mas sim o que mais trabalha para assegurar saúde, educação, segurança e bem-estar para nossas crianças e adolescentes. Temos muitos desafios e esse é o reconhecimento de uma gestão dedicada, que traz provas do trabalho. Parabéns a todos os servidores e secretários envolvidos”, comentou João Cleber.
O prefeito aproveitou para destacar São Félix do Xingu, com o Selo Unicef, atingiu um novo patamar que a próxima gestão precisa manter. Afinal, com o reconhecimento será possível obter mais recursos para investir na continuidade das ações que resultaram na conquista.
“Nosso município não é para amadores. É imenso, com muitos desafios, mas mesmo assim aumentamos o acesso à educação; aumentamos a cobertura vacinal e atendimentos na saúde a um nível de destaque na região Sul do Pará. Trouxemos delegacias especializadas no atendimento a mulheres e a crianças e adolescentes (Deam/Deaca). Desejo que o próximo gestor continue com o mesmo empenho para manter o Selo Unicef”, concluiu João Cleber.
O resultado das ações do Fundo das Nações Unidas para a Infância junto aos municípios, que resultaram no Selo Unicef, foi divulgado em novembro. Foram 923 municípios das regiões Norte e Nordeste que conquistaram a certificação. A iniciativa visa apoiar o desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas para crianças e adolescentes. No Pará, 28 municípios foram agraciados. Da Região de Integração do Araguaia, além de São Félix do Xingu, foram contemplados Conceição do Araguaia, Redenção e Ourilândia do Norte.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- WhatsApp, Instagram e Facebook apresentam instabilidades no Brasil e vários usuários sem acesso
- VÍDEO: acidente com ônibus na BR-155, entre Xinguara e Sapucaia, deixa 1 mulher morta e 29 ocupantes feridos
- Gestão de Dr. Júlio e Alessandro é agraciada com o Selo Unicef, em reconhecimento de ações em prol de crianças e adolescentes
- 7º BPM mata dois suspeitos de ‘fazerem a limpa’ em tabacaria de Redenção
- Funcionário de fazenda é morto por engano durante abordagem policial em Redenção
- Pará é o estado mais transparente do país pelo 2º ano e exemplo para gestores, diz presidente do TCM
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!