O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou pela segunda cirurgia na cabeça, em menos de 72 horas, na manhã desta quinta-feira (12). O procedimento foi a continuidade da trepanação, realizada na madrugada de terça-feira (10). As operações, para tratar sequelas do tombo que o petista teve em outubro deste ano, foram realizadas no Hospital Sírio Libanês de São Paulo.
Roberto Kalil Filho, médico de Lula, assegurou que o processo desta quinta-feira, uma embolização de artéria meníngea média, “foi um sucesso”. “Começou às 7:10 da manhã. [A equipe médica] conseguiu embolizar aquela artéria […]. O presidente está acordado e conversando”, disse, em declaração rápida à imprensa após o procedimento. Ainda nesta manhã, a equipe médica concederá entrevista coletiva para detalhar o procedimento.
Nesta quarta-feira (11), a equipe médica explicou que a intervenção seria feita para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar no futuro. Desde o acidente ocorrido no dia 19 de outubro, Lula passou por diversos exames de imagem, estava sendo monitorado, mas não havia passado por nenhuma intervenção. Ele vinha tendo dores de cabeça, sonolência e alguns outros sintomas só agora melhor compreendidos.
Lula está fora de perigo e a previsão é de ele voltar a Brasília na semana que vem, já podendo dar continuidade às atividades de forma gradativa. Pelo menos até esta sexta-feira (13), ele deve sair da UTI. A equipe médica reafirmou que ele deve ficar sem sequelas. No entanto, os cuidados e monitoramento são necessários devido Lula ter 79 anos. O vice-presidente Geraldo Alckmin e alguns ministros vão representá-lo em algumas agendas.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- WhatsApp, Instagram e Facebook apresentam instabilidades no Brasil e vários usuários sem acesso
- Prefeito João Cleber dedica conquista do Selo Unicef a ‘esforço conjunto histórico’ de servidores de São Félix do Xingu
- VÍDEO: acidente com ônibus na BR-155, entre Xinguara e Sapucaia, deixa 1 mulher morta e 29 ocupantes feridos
- Gestão de Dr. Júlio e Alessandro é agraciada com o Selo Unicef, em reconhecimento de ações em prol de crianças e adolescentes
- 7º BPM mata dois suspeitos de ‘fazerem a limpa’ em tabacaria de Redenção
- Funcionário de fazenda é morto por engano durante abordagem policial em Redenção
- Pará é o estado mais transparente do país pelo 2º ano e exemplo para gestores, diz presidente do TCM
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!