quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Fato Regional é finalista do Prêmio Simineral de Comunicação 2024, com reportagem sobre mineração e meio ambiente

O jornalista Victor Furtado e o editor multimídia Luã Couto, da equipe do Fato Regional — maior portal de notícias do região Sul do Pará —, conquistaram a vaga na final da categoria Jornalismo 360, com a reportagem 'Da mineração à preservação do meio ambiente: caminhos para um legado socioambiental positivo das mineradoras no Pará'.
Com a indicação à final, o Fato Regional se equipara aos maiores veículos de comunicação do Pará, na disputa por um dos mais importantes e tradicionais prêmios de jornalismo do estado (Foto: Divulgação)

O Fato Regional, maior portal de notícias do Sul do Pará, é finalista do Prêmio Simineral de Comunicação 2024, na categoria “Jornalismo 360”. A reportagem indicada foi a “Da mineração à preservação do meio ambiente: caminhos para um legado socioambiental positivo das mineradoras no Pará”, de autoria do jornalista Victor Furtado e do Editor multimídia Luã Couto, apoiados pelo CEO Wesley Costa. Os vencedores serão anunciados nos próximos dias.

O prêmio é uma realização do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado Pará (Simineral) e da agência Eko. A relação dos finalistas foi divulgada na tarde desta quinta-feira (12). O objetivo da premiação é estimular a produção de conteúdos informativos sobre mineração. Para este ano, o tema foi “2024 – O Ano da Transição”. As reportagens precisavam trazer abordar medidas e boas práticas das mineradoras nas áreas de meio ambiente, sociobiodiversidade, inovação e tecnologia.

ACESSE AQUI E LEIA A REPORTAGEM FINALISTA

A reportagem do Fato Regional fez uma imersão em Parauapebas e Canaã dos Carajás, no Sudeste do Pará, trazendo exemplos práticos de iniciativas da Vale na região para a formação de um legado de preservação do meio ambiente. As medidas descritas na reportagem incluem o bioparque, um viveiro de mudas, o projeto S11D de mineração sustentável e investimentos em negócios pautados na bioeconomia e sociobiodiversidade. Além de texto e fotos, um mini documentário em vídeo foi produzido.

Luã Couto e Victor Furtado, autores da matéria que conquistou a vaga na final (Foto: Fato Regional)

Veja o minidoc produzido junto à reportagem em texto:

“O Fato Regional, em 2023, iniciou um projeto de transformação do portal e do jornalismo nas redes sociais, investindo em novos profissionais, novos layouts, matérias especiais, textos mais aprofundados e detalhados, conteúdos multimídia e, principalmente: jornalismo profissional, autoral e ético, com os temas mais relevantes para a região Sul do Pará e todo o estado. Ser indicado ao prêmio representa a consolidação desse projeto, do jornalista e CEO do grupo, Wesley Costa, e estimula nossa equipe a fazer mais e melhor. Agradeço ao parceiro Luã Couto, que encarou o desafio de editar um minidoc a partir apenas da proposta ‘Vamos fazer um minidocumentário dessa pauta’. Isso mostra por que somos o maior portal de notícias da Região de Integração do Araguaia”, declara o jornalista Victor Furtado, editor de conteúdo do Fato Regional, que traz na bagagem 3 prêmios Fiepa de Jornalismo, 1 prêmio CNI de Jornalismo – Destaque Regional e foi finalista do Prêmio Esso.

Esta é a primeira indicação do Fato Regional a um prêmio de jornalismo de abrangência estadual. Atualmente, o Prêmio Simineral de Comunicação é uma das maiores e mais tradicionais premiações do jornalismo paraense. A indicação à final coloca o Fato Regional ao lado dos maiores veículos de comunicação do estado.

“É gratificante ver nosso trabalho, no qual nos esforçamos tanto para fazer, ter este reconhecimento. Até pouco tempo atrás, não imaginava que estaria fazendo um minidoc que seria enviado para um prêmio de comunicação tão grande como este. Ainda que este seja o primeiro, a sensação é de dever cumprido. Agradeço ao Victor pelo convite para ser coautor nesta matéria feita com muito carinho e por todo apoio que ele deu. Ao Simineral, por nos dar uma vaga na final. Ao CEO do Fato Regional, Wesley Costa, pela confiança. E agradeço também a todas as pessoas que contribuíram de alguma forma para que este projeto virasse realidade. Este é apenas meu primeiro ano trabalhando com um veículo de imprensa, mas já posso dizer que essa notícia fechou 2024 com chave de ouro”, comentou Luã Couto, editor multimídia do Fato Regional

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!