quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Fato Regional conquista Prêmio Simineral de Comunicação 2024, com reportagem sobre mineração e meio ambiente

O jornalista Victor Furtado e o editor multimídia Luã Couto, da equipe do Fato Regional — maior portal de notícias do região Sul do Pará —, conquistaram o prêmio da categoria Jornalismo 360, com a reportagem 'Da mineração à preservação do meio ambiente: caminhos para um legado socioambiental positivo das mineradoras no Pará'.
O diretor executivo do Simineral, Emerson Rocha, entregou o prêmio ao jornalista Victor Furtado e ao editor multimídia Luã Couto, a equipe premiada do Fato Regional (Foto: Cristino Martins)

Na noite desta quinta-feira (19), o Fato Regional teve uma conquista histórica: o Prêmio Simineral de Comunicação 2024, na categoria “Jornalismo 360”, que engloba o jornalismo digital. A reportagem vencedora foi “Da mineração à preservação do meio ambiente: caminhos para um legado socioambiental positivo das mineradoras no Pará”, de autoria do jornalista Victor Furtado e do editor multimídia Luã Couto, apoiados pelo CEO Wesley Costa.

Todos os finalistas e vencedores do Prêmio Simineral de Comunicação 2024 reunidos para um brinde ao jornalismo de qualidade (Foto: Cristino Martins)

O Fato Regional, maior portal de notícias do Sul do Pará — segundo a Similar Web — se torna o site de notícias da Região de Integração do Araguaia a conquistar um prêmio de jornalismo, vencendo os maiores veículos de imprensa do estado. Isso graças aos investimentos de Wesley Costa em uma equipe profissionalizada e grandes reportagens totalmente autorais. Atualmente, o Prêmio Simineral de Comunicação é uma das maiores e mais tradicionais premiações do jornalismo paraense.

Veja todos os vencedores do Prêmio Simineral de Comunicação 2024:

Jornalismo 360
Fato Regional – Victor Furtado e Luã Couto
“Da mineração à preservação do meio ambiente: caminhos para um legado socioambiental positivo das mineradoras no Pará”

Telejornalismo
TV Liberal – Juliana Alvarez
“Pesquisa avalia uso de resíduo de bauxita na melhora da qualidade solos”

Radiojornalismo
Rádio Cultura FM – Gabriel dos Santos
“Série Mineração Sustentável”

Jornalismo Impresso:
O Liberal – Gabriela Gutierrez, Tarso Sarraf e Marcelo Quadros
“Inteligência artificial se torna aliada das operações industriais”

Redes Sociais:
Norma Leite (@normalmenteviajando)
“Turismo de base comunitária em Barcarena”

Jornalista Destaque
Cíntia Magno
Diário do Pará

O prêmio é uma realização do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado Pará (Simineral) e da agência Eko. O objetivo da premiação é estimular a produção de conteúdos informativos sobre mineração. Para este ano, o tema foi “2024 – O Ano da Transição”. As reportagens precisavam abordar medidas e boas práticas das mineradoras nas áreas de meio ambiente, sociobiodiversidade, inovação e tecnologia.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Simineral (@simineral)

A reportagem do Fato Regional fez uma imersão em Parauapebas e Canaã dos Carajás, no Sudeste do Pará, trazendo exemplos práticos de iniciativas da Vale na região para a formação de um legado de preservação do meio ambiente. As medidas descritas na reportagem incluem o bioparque, um viveiro de mudas, o projeto S11D de mineração sustentável e investimentos em negócios pautados na bioeconomia e sociobiodiversidade. Além de texto e fotos, um mini documentário em vídeo foi produzido.

Veja o minidocumentário da reportagem premiada:

“Pra mim, foi grandioso poder ser finalista de uma das maiores premiações do nosso estado. O que não passava pela minha cabeça é que nós seríamos os vencedores da categoria Jornalismo 360 estando ao lado de gigantes do Pará, como as equipes do DOL e Liberal. Agradeço ao Simineral e à Agência Eko pela recepção maravilhosa e, claro, pelo prêmio. Agradeço ao Victor, por ter acreditado que eu faria um ótimo trabalho em tão pouco tempo e com a pouca experiência que eu tenho na área. Agradeço também ao CEO do Fato Regional, Wesley Costa, por nos dar liberdade e acreditar no jornalismo autoral. Por fim, deixo meus agradecimentos a todos que colaboraram de alguma forma para que esse projeto ficasse pronto. Parabéns aos finalistas e vencedores de cada categoria da premiação. O ano, de fato (regional), foi fechado com chave de ouro e esperamos que 2025 nos reserves mais alegrias como esta”, comentou o editor multimídia Luã Couto.

“O Fato Regional, em 2023, iniciou um projeto de transformação do portal e do jornalismo nas redes sociais, investindo em novos profissionais, novos layouts, matérias especiais, textos mais aprofundados e detalhados, conteúdos multimídia e, principalmente: jornalismo profissional, autoral e ético, com os temas mais relevantes para a região Sul do Pará e todo o estado. O prêmio representa a consolidação desse projeto, do jornalista e CEO do grupo, Wesley Costa, e estimula nossa equipe a fazer mais e melhor. Agradeço ao parceiro Luã Couto, que encarou o desafio de editar um minidoc a partir apenas da proposta ‘Vamos fazer um minidocumentário dessa pauta’. Isso mostra por que somos o maior portal de notícias da Região de Integração do Araguaia”, declara o jornalista Victor Furtado, editor de conteúdo do Fato Regional, que acumula 3 prêmios Fiepa de Jornalismo, 1 prêmio CNI de Jornalismo – Destaque Regional e foi finalista do Prêmio Esso.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!