quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

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Pará teve mais de 33 mil tentativas de fraude em outubro de 2024; bancos e cartões são principais alvos

Os dados são da última pesquisa da Serasa Experian, que aponta a necessidade de que a população tome mais cuidado para evitar cair em golpes e que as instituições financeiras adotem medidas antifraude. Inconsistências nas informações cadastrais são as principais modalidades de fraudes registradas no levantamento.
Bancos e operadoras de cartões são os principais alvos de fraudes no Brasil e a inserção de dados falsos e informações cadastrais inconsistentes são as principais formas de golpes cada vez mais modernos e sofisticados (Foto: Joédson Alves / Agência Brasil)

Em outubro de 2024, foram registradas mais 72 mil tentativas de fraude na região Norte do Brasil detectadas. Desse total regional, o Pará responde por mais de 33 mil ocorrências. Os dados são de pesquisa da Serasa Experian, primeira datatech do país e que oferece tecnologias antigolpes. A principal modalidade de golpes e fraudes se dá por dados cadastrais inconsistentes, mirando bancos e cartões.

Pela pesquisa da Serasa Experian, outubro de 2024 foi o segundo mês com o maior número de tentativas de golpes evitados no país, registrando o total de 1.055.272. Isso representa aumento de 15% quando comparado ao mesmo período de 2023. O “Varejo” foi o setor menos visado pelos golpistas e fraudadores. O perfil com mais vítimas inclui pessoas de 36 a 50 anos de idade.

Para o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, é fundamental que empresas e consumidores estejam atentos contra os golpes que estão mais modernos e sofisticados. “Combinar soluções antifraude, sem que impactem a experiência do usuário e com a conscientização dos consumidores, é primordial para que possamos cada vez mais barrar a ação de golpistas e proteger os dados de pessoas e companhias. A conscientização e a educação sobre práticas seguras também são fundamentais para fortalecer ainda mais as defesas contra essas ameaças”, diz.

Veja recomendações da companhia para evitar fraudes e golpes

Para consumidores

  • Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
  • Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
  • Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
  • Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
  • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
  • Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
  • Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
  • Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

Para empresas:

  • Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa.
  • Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
  • Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
  • Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.
  • Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


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