quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

CPR XIII registra redução histórica de crimes na região do Alto Xingu em dezembro 2024

Sob o comando do coronel Formigosa, o CPR XIII — Água Azul do Norte, Bannach, Rio Maria, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara — conquistou uma redução de 19% dos crimes em dezembro de 2024 e conquistou o melhor resultado desde 2010, com destaque na redução de 64% de homicídios. Ele elogiou os comandos do 17º BPM e 36º BPM.
Com operações frequentes e os batalhões com agentes nas ruas, o 36º BPM e o 17º BPM se destacam e mostram como os resultados positivos foram alcançados (Foto: 36º BPM / Arquivo)

Dezembro de 2024 representou um marco na prevenção e combate à criminalidade na região do Alto Xingu, que inclui os municípios de Água Azul do Norte, Bannach, Rio Maria, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara. Reunindo os registros de furtos, roubos, lesões corporais e homicídios, a área do Comando de Policiamento Regional XIII, houve uma queda de 19% das ocorrências, em comparação com o mesmo período de 2023.

Os dados são de levantamento realizado pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). Para o órgão, 2024 foi o melhor ano do combate e prevenção da criminalidade dos últimos 14 anos. E na avaliação do coronel Formigosa, comandante do CPR XIII, na região do Alto Xingu não foi diferente.

Os batalhões vinculados ao CPR XIII receberam investimentos em treinamento, equipamento e estrutura (Foto: Reprodução / Instagram)

Na avaliação de dezembro de 2024, a região registrou o menor índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) desde o início do monitoramento, consolidando o melhor mês de dezembro já registrado na história, explica coronel Formigosa. Os CVLI são homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. O mês registrou 4 homicídios, uma queda expressiva de 64%, em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 11 casos.

O coronel Formigosa, comandante do CPR XIII, tem estado à frente dos planejamentos e busca por trabalho com mais inteligência, tecnologia, cooperação com demais órgãos de segurança e programas junto à sociedade, como o Proerd, para conquistar os resultados positivos (Foto: CPR XIII)

Além da prevenção de crimes contra a vida, houve redução dos crimes contra o patrimônio, com queda de 17% das ocorrências de furto e 11% de roubo. Houve ainda a diminuição em 18% dos crimes de lesão corporal. O coronel Fomigosa destaca a atuação dos comandantes major Júlio (36º BPM) e tenente-coronel Aviz (17º BPM), que coordenaram diversas ações preventivas e repressivas nos municípios de atuação dos dois batalhões.

“O desempenho em 2024 é atribuído à integração entre as forças de segurança, ao uso de inteligência e tecnologia e aos investimentos realizados pelo Governo do Pará. Operações estratégicas de repressão qualificada e de visibilidade que foram executadas pelos comandantes do 17º BPM e 36º BPM ao longo do ano para combater a criminalidade, reafirmando o compromisso de fortalecer a segurança pública e promover um ambiente mais seguro para todos”, conclui o comandante do CPR XIII.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!