O ano de 2025 começou com o registro de 3 tremores de terra em Parauapebas, no Sudeste do estado. O último ocorreu no dia 9, com magnitude 2.8 MLv, mas ainda houve ocorrências no dia 5 (3.1 mR) e 4 (2.8 mR) de janeiro. Os dados são do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que também registrou um total de 9 tremores nas regiões Sul e Sudeste do Pará no ano passado.
Em 2024, foram registrados 6 tremores em Canaã dos Carajás (com magnitudes indo de 1.5 a 3.6), um Floresta do Araguaia (2.6 mR), um em Bannach (2.6 mR) e um em Parauapebas (3.3 mR). Desses, somente o de 3.6 mR de Canaã dos Carajás, no dia 27 de dezembro, foi considerado um pouco mais preocupante, já que só a partir de 3.5 um sismo pode ser sentido por humanos e tem potencial de causar danos menos severos.
A Sismologia utiliza duas mensurações da força de um tremor: a MLv (local e com profundidade até 50 metros) e a mR (regional, com raio de 200 a 1.500 quilômetros). A escala Richter, nome mais conhecido pela população em geral sobre a força de um terremoto, de 3.5 a 5.4, o sismo é considerado menor. Entre 5.5 e 6.0 já pode provocar danos menores em edifícios bem construídos e graves em construções de baixa resistência a vibrações.
Um terremoto atingindo entre 6.1 e 6.9 na escala Richter, pode provocar devastações numa raio de 100 km a partir do epicentro. Entre 7.0 e 7.9, a intensidade dos danos e área afetada aumentam. Sismos acima de 8.0 podem provocar grandes danos em regiões localizadas a centenas de quilómetros em torno do epicentro. Tremores de 9.0 ou mais são excepcionais. O mais intenso já registrado atingiu 9.5, em 22 de maio de 1960, no Chile, provocando mortes e devastação.
Por enquanto, a população das regiões Sul e Sudeste do Pará não deve ficar alarmada, já que os tremores nessas regiões são considerados normais e não entram em nenhum nível de alto risco. Já especialistas seguem monitorando a atividade sísmica dessas regiões e emitindo boletins e alertas, que devem ser levados em consideração pelas prefeituras e Governo do Estado para planejamento.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Suspeito de tentativa de latrocínio em Goiânia é preso em Redenção e apresenta identidade falsa
- Aulas da rede municipal de Tucumã começam nesta segunda-feira (13); matrículas seguem até final do mês
- Governador Helder Barbalho: ‘Quem defende a democracia, tem de abominar a ditadura de Maduro’
- ‘Golpe do Alvará’ se espalha por São Félix do Xingu e prefeitura faz alerta a empresários
- Após 16 anos, Dengue tipo 3 volta a circular no Brasil e preocupa o Ministério da Saúde
- Entenda as novas regras da Receita Federal sobre monitoramento de Pix acima de R$ 5 mil, que não criou impostos
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!