Encontro reúne empresários, prefeitura e vereadores de São Félix do Xingu em diálogo sobre economia

Os participantes elogiaram a iniciativa do empresário Gerson Alves, da Rádio 279, e da gestão de Fabrício por fazer essa construção coletiva de políticas públicas, que vão ter efeito direto sobre a economia e desenvolvimento de São Félix do Xingu. O prefeito adianta que devido o sucesso e aceitação desse formato, novos eventos semelhantes podem ser realizados.
A reunião na praça Céus foi considerada um sucesso e lotou, com a presença de empresários, do prefeito Fabrício e do presidente da CMSFX, Mário da Saúde (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

Uma reunião pública ocorreu em São Félix do Xingu, na noite desta quinta-feira (30), para uma conversa sobre economia, finanças, contratos, licitações e o Código Tributário Municipal. O evento reuniu empresários, a prefeitura e vereadores, que estabeleceram um novo canal de diálogo, permitindo a construção de políticas mais colaborativas e mais participação popular.

O encontro ocorreu na praça Céus, com a presença do prefeito Fabrício Batista (Podemos); do presidente da Câmara Municipal de São Félix do Xingu, vereador Mário da Saúde (Podemos); técnicos e servidores da prefeitura; e representantes do setor comercial do município. O evento foi organizado pelo empresário da Rádio 279, Gerson Alves, que também foi mediador da reunião pública.

Gerson Alves, empresário da Rádio 279, organizador e mediador do evento, agradeceu pela iniciativa do prefeito Fabrício em aceitar fazer esse diálogo com os empresários de São Félix do Xingu (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

“Foi um marco para nosso município, onde estou há 10 anos. Estou feliz com esse espaço democrático que o prefeito Fabrício nos concedeu, aceitando esse desafio que fizemos. Os empresários atenderem nosso chamado, compareceram e participaram de forma democrática, para o povo fazer parte do governo. Torcemos para esta gestão ter sucesso, porque nossa comunidade terá sucesso também”, comentou Gerson.

De modo geral, todos os participantes elogiaram a iniciativa de Gerson e da gestão de Fabrício em ter aceitado fazer essa construção coletiva de políticas públicas que vão ter efeito direto sobre a economia e desenvolvimento do município. O prefeito adianta que devido o sucesso e aceitação desse formato, novos eventos semelhantes podem ser realizados, incluindo com outros setores da sociedade, fortalecendo a gestão e o povo.

O empresário Gerson Alves, da Rádio 279, e o prefeito Fabrício (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

“Queremos dialogar e construir ideias para São Félix do Xingu”, afirma prefeito Fabrício

“Tive o prazer de receber o convite do Gerson e dos empresários dos nosso município para a construção desse novo projeto de governo, que é conversando com o povo, com o empresariado e ser honesto com as palavras e regras municipais. Queremos dialogar e construir ideias a partir de um conjunto de opiniões, chegando a um denominador comum para atender esta imensa comunidade de São Félix do Xingu”, declarou o prefeito Fabrício.

O prefeito Fabrício Batista agradeceu a presença dos empresários no diálogo que pode edificar a economia de São Félix do Xingu (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

Na avaliação do vereador Mário da Saúde, presidente do parlamento xinguense, esse diálogo foi importante para estabelecer novos canais de contato entre a sociedade, a prefeitura e a câmara. Ele observa que vai trabalhar, em conjunto com o prefeito Fabrício e com os demais vereadores, para buscar formas de reduzir a carga tributária municipal e dar ainda mais transparência e publicidade a todos os projetos que chegarem.

Mário da Saúde, presidente da Câmara Municipal de São Félix do Xingu, reforça a importância desse diálogo e ressalta que é favorável a uma nova política tributária (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

“Conversamos sobre o código tributário aprovado em 2021 e que vinha penalizando comércio local com altas taxas e, para mim, abusivas. Dos 15 vereadores à época, fui o único que votou contra. Mas o intuito do prefeito Fabrício é reduzir esses impostos. Muitos comércios migraram do CNPJ comum para migrar para MEI, para dar conta da carga tributária. Acredito que logo o prefeito vai mandar projeto para mudar esses valores de forma benéfica para o povo. Meu gabinete está de portas abertas”, comentou o presidente da câmara, Mário da Saúde.

(Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

Para Adalto Ferreira e José Romerito Alencar Matos, empresários de São Félix do Xingu e que participaram do encontro, a iniciativa foi muito importante para estabelecer diálogo e construção coletiva das políticas públicas. Eles reforçam que os empresários querem contribuir com o crescimento do município e melhorias na economia. E acreditam que participação popular nos mandatos públicos é uma forma eficiente de chegar a esse objetivo.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

Leia mais