A Vale divulgou um balanço operacional do quatro trimestre de 2024 nesta semana. E com os resultados, o ano passado foi considerado o de maior estabilidade operacional e de início de projetos considerados importantes para a mineradora. No Pará, a empresa opera empreendimentos em Ourilândia do Norte, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá.
A produção de níquel teve um crescimento e chegou 45,5 kt (quilotonelada) no quarto trimestre (0,6 kt ou +1%), mesmo com a desconsolidação da PTVI, refletindo principalmente a maior produção de Onça Puma, em Ourilândia do Norte, após a reforma do alto forno (Forno 1) e o melhor desempenho em Sudbury e Voisey’s Bay. A produção só teve reduções devido a problemas de energia elétrica após um tempestade em outubro. Um marco significativo foi alcançado com a conclusão da construção do projeto VBME.
Em relação a minério de ferro, a produção atingiu 328 Mt (megatonelada), a maior desde 2018, superando o guidance original de 310 a 320 Mt1. Foram 85,3 Mt no 4º trimestre, após a decisão de otimização do portfólio, priorizando a produção de minérios de maior margem. Como resultado, a produção do Sistema Sul diminuiu, enquanto o S11D atingiu recorde de produção. A produção de pelotas totalizou 9,2 Mt As vendas de minério de ferro foram de 81,2 Mt devido à decisão de reduzir as vendas de produtos de alta sílica no trimestre, melhorando os prêmios all-in.
Houve aumento de 3% da produção de cobre, que totalizou 101,8 kt no 4º trimestre, positivamente impactado pelo forte desempenho operacional em Salobo — que atingiu uma performance recorde — e Sudbury e o ramp-up das minas subterrâneas de Voisey’s Bay. No entanto, a mina de Sossego teve uma leve redução da produção, mas que já era esperada.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Encontro reúne empresários, prefeitura e vereadores de São Félix do Xingu em diálogo sobre economia
- Sespa registra mais de 300 casos de dengue confirmados no Pará em 2025; 1 pessoa morreu
- Cacau de Tucumã fecha janeiro de 2025 mantendo alto valor frente à elevação nacional de preços
- PF prende suspeito de roubo de gado apreendido em São Félix do Xingu e investiga queimadas
- São Félix do Xingu, Cumaru do Norte e Parauapebas terão novas ligações do programa ‘Luz Para Todos’
- Mário da Saúde recebe deputado Joaquim Passarinho e busca apoio para melhorias em São Félix do Xingu
- Cantora Wellen Carvalho, de Tucumã, inicia 2025 com agenda cheia em São Paulo
- CEO do Fato Regional visita a Redação da TV Liberal, em Belém
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!