sábado, 23 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Obra póstuma de Leonam Cruz é lançada no dia do aniversário do poeta

Livro inédito 'Pétalas da Minha Rosa' foi encontrado pelos filhos do escritor.

O poeta Leonam Cruz gostava de escrever deitado em sua rede. Ele abria o caderno e, a mão, produzia trovas e poemas quase completos. Dificilmente errava o ritmo da frase ou substituía uma palavra. Organizado, elaborava seus livros da forma como os havia imaginado. “Pétalas da Minha Rosa”, obra póstuma do escritor, que também era contista, trovador e jornalista, além de advogado e professor universitário, foi encontrado por acaso, mas praticamente pronto para ser impresso.

O lançamento será nesta quinta-feira, 2, data do aniversário do poeta, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, onde atuou por muitas décadas, na condição de advogado.

Escrito num caderno de capa dura, o livro inédito de Leonam apareceu quando os filhos do escritor buscavam recolher material para editar a obra completa. O caderno estava guardado no meio de alguns papéis. Ao folheá-lo, Leonam Cruz Júnior, filho do escritor, se deparou com um trabalho inédito e, após consultar os irmãos, resolveu que essa obra inauguraria a coleção “Obras Completas de Leonam Cruz”.

Para coordenar a publicação, os filhos convidaram o jornalista e também “imortal” da APL João Carlos Pereira, a quem entregou todo acervo do pai. Com o material em mãos, João Carlos organizou o volume, que traz os originais fac-similados, em página anterior aos versos digitados. A tarefa foi dividida com a escritora e acadêmica Edy-Lamar d’Oliveira, grande amiga e maior leitora de sua obra.

“Eu a convidei não apenas por ela ser amiga do Leonam, nosso confrade querido, mas por se tratar de uma intelectual refinada, honesta, em todos os sentidos, criteriosa e a maior conhecedora de sua poesia”, diz João Carlos, certo de que ninguém, a não ser ela, conseguiria realizar o assentamento poético, que vem a ser a versão definitiva do texto, dos poemas do “imortal”, com tamanha responsabilidade.

Capaz de identificar as palavras que, eventualmente, Leonam trocaria por um sinônimo, ou de outra que quebrasse o ritmo do verso, Edy-Lamar elogia o amigo: “ele era um poeta de muitas qualidades. Não deu trabalho algum. A obra do Dr. Leonam, graças a Deus e à sensibilidade de seus filhos, à frente o Leonamzinho, não cairá no esquecimento, porque ele merece ser lembrado, já que se trata de um grande nome das nossas letras”.

“Pétalas da Minha Rosa”  tem o selo da Marques Editora, é apresentado pelo presidente da Academia, arquiteto Alcyr Meira, e será lançado durante um evento no TRE, durante o qual Edy-Lamar fará uma conferência sobre a obra do poeta, morto no dia 9 de junho de 2011. Sucedido pela poeta e também advogada Lucy Gorayeb Mourão, na APL, sua cadeira continua vazia.


Quem for ao lançamento e quiser utilizar o estacionamento do TRE terá livre acesso ao espaço. “Depois desse volume, começaremos a trabalhar nos demais livros. Com a ajuda da acadêmica Edy-Lamar, seguramente a obra e a memória imortais estarão preservadas”, assegura João Carlos.

 

 

Fonte: OLIBERAL.COM