VÍDEO: Gestão de Dr. Celso é premiada com Selo Ouro, em Brasília, pelo Compromisso com a Alfabetização

O prêmio reconhece os esforços de estados e municípios em atender ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa do MEC. O vice-prefeito de Tucumã, Raphael da Saúde, esteve no evento para receber a premiação. A meta do Governo Federal é garantir que no mínimo 80% das crianças sejam alfabetizadas até o 2º ano até 2030.
O prefeito Dr. Celso tem uma gestão marcada por investimentos na educação pública de Tucumã (Foto: Ascom PMT)

A premiada gestão do prefeito de Tucumã, Dr. Celso Lopes (União Brasil), mais uma vez foi reconhecida por atingir metas nacionais de qualidade em políticas públicas. Na segunda-feira (10), em Brasília (DF), recebeu o Selo Ouro por alcançar os melhores indicadores, dentro do que é estabelecido pelo Compromisso com a Alfabetização, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). A cerimônia contou a presença do presidente Lula e (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Veja o vídeo do vice-prefeito Raphael da Saúde sobre o prêmio:

“Hoje é um dia histórico para Tucumã! Com muito orgulho, celebramos a conquista do Selo Ouro de Alfabetização, um reconhecimento pelo compromisso de nossa cidade com a educação de qualidade. Esse selo não é apenas um título, mas o reflexo do trabalho árduo de nossos professores, gestores, alunos e suas famílias, que juntos acreditam no poder transformador da alfabetização, na qual Tucumã investe e avança. Parabéns ao nosso secretário municipal, Cícero Silva, e principalmente ao nosso prefeito Dr. Celso, pelo compromisso com a educação pública de qualidade”, declarou o vice-prefeito Raphael da Saúde (PP).

O vice-prefeito Raphael da Saúde representou o prefeito Dr. Celso, em Brasília, na premiação com o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização (Foto: Reprodução / Instagram @rafaeldasaude)

O selo busca reconhecer os esforços e as iniciativas de gestão das secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças. A meta é que até 2030, no mínimo 80% dos estudantes estejam devidamente alfabetizados até o segundo ano.

A educação pública de Tucumã, mais uma vez, é premiada na gestão do prefeito Dr. Celso Lopes e agora recebe um dos principais prêmios do Governo Federal voltado a uma das políticas públicas mais importantes do Brasil e prioridade em Tucumã (Foto: Semet / Ascom PMT)

Entre os objetivos do selo, está o incentivo à adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidas com as metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA. Outras finalidades são a sistematização e a disseminação de práticas exitosas, estimulando o compartilhamento de conhecimentos e inovações nas políticas de alfabetização. A cerimônia reuniu governadores, prefeitos, secretários de educação, professores, pedagogos e articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).

A cerimônia ocorreu em Brasília, com presença do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana, junto com crianças que foram o destaque do dia (Foto: Fábio Nakakura / Ascom MEC)

“Quando assumimos, em 2023, apenas 36% das crianças brasileiras estavam sabendo ler e escrever na idade certa. Isso compromete todos os anos escolares, aumenta a reprovação e o abandono. O MEC não está nos municípios e estados, mas tem o papel de coordenar e de induzir a política pública na ponta, nos estados e municípios. Em um ano, chegamos a 56%. A gente não pode deixar ninguém para trás”, destacou o ministro Camilo Santana.

Para o presidente Lula, a educação é uma política pública da qual não se pode abdicar e retroceder. “Fico pensando quanto custou não fazer as coisas no tempo certo. Quanto custou não alfabetizar as crianças há 30 anos. O barato fica caro e está cada vez mais caro. Por isso, vamos ‘criançar’, vamos assumir esse compromisso de honra de que as crianças serão alfabetizadas muito mais rápido. Da parte do governo federal, não faltará apoio e vontade para que a gente resolva esse dilema do futuro do país”, declarou.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

Leia mais