Em Brasília, Ourilândia do Norte recebe Selo Ouro pelo Compromisso com a Alfabetização

Para o secretário municipal de Educação, professor doutor José Leite, o Selo Ouro é o reconhecimento de todas as políticas desenvolvidas, com a confiança da gestão de Dr. Júlio e Alessandro, para Ourilândia do Norte. O prêmio chega pouco dias após o anúncio de um reajuste para os professores e anúncio de projetos em andamento na câmara municipal.
O secretário municipal de Educação de Ourilândia do Norte, professor doutor José Leite, foi a Brasília para receber a premiação (Foto: Divulgação)

A Educação 5S de Ourilândia do Norte, que já resultou em diversos prêmios para estudantes e professores, dessa vez foi reconhecida pelo Governo Federal. Na segunda-feira (10), em Brasília (DF), recebeu o Selo Ouro por alcançar os melhores indicadores, dentro do que é estabelecido pelo Compromisso com a Alfabetização. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC). A cerimônia contou a presença do presidente Lula e (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Ourilândia do Norte conseguiu nota 100 em todos os 20 quesitos avaliados pelo MEC. O secretário municipal de Educação, professor doutor José Leite, representou a gestão de Dr. Júlio e Alessandro e recebeu a premiação mais alta. Entre as metas estavam formulação e implementação de políticas públicas, além de programas e estratégias voltadas a assegurar o direito à alfabetização na idade certa.

O Selo Ouro pelo Compromisso com a Alfabetização, uma iniciativa do MEC que reconhece o esforço das prefeituras e governos estaduais em garantir educação de qualidade dentro das metas estabelecidas (Foto: Divulgação)

“Essa conquista reflete o compromisso coletivo que envolve gestores municipais e escolares, professores e famílias com a alfabetização das crianças ourilandenses, colocando o município em destaque no cenário nacional. É a gestão Dr. Júlio e Alessandro e a Secretaria de Educação 5S. Momento importante, pois é o reconhecimento das políticas públicas que estão em andamento de alfabetização”, disse o secretário José Leite.

A conquista ocorre pouco depois o prefeito Dr. Júlio confirmar o reajuste de professores em 6,27%. “Quero informar que há um trabalho com os professores de reforço do regimento unificado das escolas, que é um alinhamento entre professor e aluno. Também tem um projeto de lei no Poder Legislativo que trata da contratação de um professor assistente para darmos continuidade na alfabetização”, completa o secretário.

A cerimônia ocorreu em Brasília, com presença do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana, junto com crianças que foram o destaque do dia (Foto: Fábio Nakakura / Ascom MEC)

O selo busca reconhecer os esforços e as iniciativas de gestão das secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças. A meta é que até 2030, no mínimo 80% dos estudantes estejam devidamente alfabetizados até o segundo ano.

Entre os objetivos do selo, está o incentivo à adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidas com as metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA. Outras finalidades são a sistematização e a disseminação de práticas exitosas, estimulando o compartilhamento de conhecimentos e inovações nas políticas de alfabetização. A cerimônia reuniu governadores, prefeitos, secretários de educação, professores, pedagogos e articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

Leia mais