A Educação 5S de Ourilândia do Norte, que já resultou em diversos prêmios para estudantes e professores, dessa vez foi reconhecida pelo Governo Federal. Na segunda-feira (10), em Brasília (DF), recebeu o Selo Ouro por alcançar os melhores indicadores, dentro do que é estabelecido pelo Compromisso com a Alfabetização. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC). A cerimônia contou a presença do presidente Lula e (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana.
Ourilândia do Norte conseguiu nota 100 em todos os 20 quesitos avaliados pelo MEC. O secretário municipal de Educação, professor doutor José Leite, representou a gestão de Dr. Júlio e Alessandro e recebeu a premiação mais alta. Entre as metas estavam formulação e implementação de políticas públicas, além de programas e estratégias voltadas a assegurar o direito à alfabetização na idade certa.
![](https://fatoregional.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Snapinst.app_479170686_18041036849524447_6211555659814741491_n_1080.jpg)
“Essa conquista reflete o compromisso coletivo que envolve gestores municipais e escolares, professores e famílias com a alfabetização das crianças ourilandenses, colocando o município em destaque no cenário nacional. É a gestão Dr. Júlio e Alessandro e a Secretaria de Educação 5S. Momento importante, pois é o reconhecimento das políticas públicas que estão em andamento de alfabetização”, disse o secretário José Leite.
A conquista ocorre pouco depois o prefeito Dr. Júlio confirmar o reajuste de professores em 6,27%. “Quero informar que há um trabalho com os professores de reforço do regimento unificado das escolas, que é um alinhamento entre professor e aluno. Também tem um projeto de lei no Poder Legislativo que trata da contratação de um professor assistente para darmos continuidade na alfabetização”, completa o secretário.
![](https://fatoregional.com.br/wp-content/uploads/2025/02/a5959150-b491-4a2a-a43e-12fd23f78181.jpeg)
O selo busca reconhecer os esforços e as iniciativas de gestão das secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças. A meta é que até 2030, no mínimo 80% dos estudantes estejam devidamente alfabetizados até o segundo ano.
Entre os objetivos do selo, está o incentivo à adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidas com as metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA. Outras finalidades são a sistematização e a disseminação de práticas exitosas, estimulando o compartilhamento de conhecimentos e inovações nas políticas de alfabetização. A cerimônia reuniu governadores, prefeitos, secretários de educação, professores, pedagogos e articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Em dois dias de agendas no Pará, Lula visita Belém nesta quinta-feira e Parauapebas na sexta
- Após compromisso do governo, Alepa revoga lei 10.820; indígenas e professores comemoram decisão
- Abic estima que o café pode ficar até 25% mais caro em abril; preço só deve melhorar no 2º semestre
- VÍDEO: Gestão de Dr. Celso é premiada com Selo Ouro, em Brasília, pelo Compromisso com a Alfabetização
- VÍDEO: Aurélio Goiano e Beatriz Ramos conseguem R$ 2,5 milhões em emendas a Parauapebas com Passarinho
- VÍDEO: Prefeito Fabrício se reúne com moradores da Taboca e confirma nova ambulância 4×4 para a zona rural
- Pará deve ser o 3º estado do Brasil que mais vai crescer em 2025 devido à COP30, aponta pesquisa
- Estação Conhecimento abre inscrições para cursinho preparatório para o Enem em Tucumã e Ourilândia
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!