Nesta quinta-feira (13), a Prefeitura de Canaã dos Carajás e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) firmaram um convênio para a construção de um aeroporto. A proposta é que seja o maior das regiões Sul e Sudeste do Pará, operando voos comerciais nacionais e internacionais e transporte de cargas. A informação foi confirmada pela prefeita Josemira Gadelha (MDB) e o vice-prefeito Dinilson José (MDB).
A confirmação ocorreu após reunião da prefeita com Rogério Amado Barzellay, presidente da Infraero, em Brasília. Foi assinado um convênio de delegação com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que concede à Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás o direito de construir e gerenciar o aeroporto, que deve atender a cerca de 1 milhão de pessoas. O documento foi firmado junto ao secretário nacional da Anac, Tomé Barros, como parte de outras reuniões relacionadas ao tema.
Veja o vídeo da prefeita Josemira Gadelha após a reunião na Infraero:
Toda a documentação necessária relacionada ao projeto foi enviada à Anac e à Infraero, que considerou a Prefeitura de Canaã dos Carajás um caso de sucesso pela agilidade em disponibilizar tudo e dentro das normas exigidas pela estatal. A área disponível para construção do aeroporto foi desapropriada em dezembro de 2024 e fica entre a Transcarajás e a vicinal VE-3, na zona rural.
“Canaã dos Carajás tem se transformado em um protagonista do desenvolvimento. Pensamos o município além das fronteiras. Interligar os municípios, atrair negócios, gerar emprego e renda nessa localidade. Isso é estratégico para o desenvolvimento da região e do país. Tivemos de preparar o município, garantir melhor qualidade de vida aos munícipes, implementar ciclovias, transporte público, construir novas escolas e iniciar a construção do nosso hospital com UTI. Agora temos o desafio do aeroporto. O futuro nasce todo dia em Canaã”, declarou a prefeita Josemira Gadelha.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Com obras autorizadas, novos campi do IFPA em Redenção, Tailândia e Viseu serão entregues em 2026
- Piscina ‘desaparece’ do acostamento da BR-155, em Rio Maria
- Servidor público do Pará é preso pela PF por suspeita de comércio ilegal de madeira
- Jair Martins, presidente da AMATCarajás, acompanha gestores do Sul e Sudeste do Pará em evento no DF
- Suspeito de estuprar adolescente de 14 anos é preso em São Félix do Xingu
- Governo do Pará e prefeito Osvaldinho confirmam nova creche em Xinguara, no setor Jardim Tropical
- Cursinho pré-Enem da Estação Conhecimento, em Tucumã e Ourilândia, inscreve até esta sexta (14)
- Abic estima que o café pode ficar até 25% mais caro em abril; preço só deve melhorar no 2º semestre
- Pará deve ser o 3º estado do Brasil que mais vai crescer em 2025 devido à COP30, aponta pesquisa
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!