A Colgate teve uma recente mudança na fórmula dos cremes dentais da linha “Total 12”, uma linha mais “premium” de higiene bucal. A empresa diz que fez uma troca por um elemento “seguro e eficaz”, mas não é o que usuários vêm notando. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, entre 1º de janeiro e 19 de março de 2025, 8 notificações e 13 casos registrados de reações diversas que vão de alergias a inchaços e lesões.
Na prática, a mudança de fórmula foi a troca do fluoreto de sódio para o fluoreto de estanho, que ganhou o novo nome de “Defesa Ativa”. A alteração ocorreu no final de 2024 e os lotes começaram a chegar nas diferentes regiões do Brasil em novembro, sendo facilmente encontrados no Pará. A Anvisa classificou como “eventos adversos relacionados ao uso de cremes dentais da marca Colgate que, recentemente, passaram por mudanças em sua formulação”.
Em plataformas de direitos do consumidor, como a “Reclame Aqui”, os relatos de reações são parecidos com os que a Anvisa vem recebendo: inchaço nas amígdalas, lábios e na mucosa oral; sensação de queimação, ardência e sensibilidade nas gengivas; formação de aftas e vermelhidão nos lábios; e sensação de desconforto na garganta. Muitas pessoas afirmaram não desconfiar que fosse algo relacionado ao creme dental.
A campanha publicitária da Colgate afirmou, na fase de lançamento da nova fórmula, que tratava-se da “melhor fórmula da história para prevenção de doenças bucais” e que “A fórmula superior de Colgate Total, como nenhuma outra, destrói as bactérias e cria uma poderosa barreira de proteção por até 24 horas, e previne que elas voltem”. Por nota, a empresa reafirmou que a fórmula é segura.
“Um ingrediente seguro, eficaz e amplamente usado em cremes dentais em todo o mundo. A nova fórmula é o resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento e testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil, para proporcionar às pessoas uma excelente saúde bucal. Nossos produtos e seus ingredientes passam por testes rigorosos e são aprovados por agências regulatórias em todo o mundo. No entanto, uma pequena minoria das pessoas pode apresentar sensibilidade a determinados ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores”, diz a nota da Colgate.
Ainda na nota, a Colgate recomendou que consumidores que apresentaram alguma reação devem interromper o uso para alívio dos sintomas. “Nossa equipe monitora atentamente esses tipos de relatos e acompanha cada situação individualmente. Para consumidores com dúvidas, contamos com um canal de atendimento por meio do 0800 703 7722”, concluiu.
(VICTOR FURTADO, da Redação do Fato Regional, com informações de O Tempo)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 7 acusados de tentativa de golpe se tornam réus
- Vice Alessandro e vereadores visitam deputado Caveira, em Brasília; parlamentar anuncia máquinas e recursos para Ourilândia
- Em Belém, vereador Márcio Negão protocola ofício na Alepa, solicitando apoio e fortalecimento na alfabetização de Ourilândia
- Seleção Brasileira leva surra de 4 a 1 da Argentina em jogo após o ‘porrada neles’ de Raphinha
- Vice-prefeita Cacilda é o legado vivo do trabalho da família Levino por São Félix do Xingu
- VÍDEO: Câmeras flagram ladrão furtando roupas da mesma casa, em Ourilândia do Norte, pela 4ª vez
- Prefeito Nego, presidente da AMATCarajás, se reúne com governador Helder Barbalho e secretários
- PF prende dois homens em operação contra desmatamento e extração de areia em Rio Maria
- Homem escapa de tentativa de homicídio no setor Maginco, em São Félix do Xingu
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!