Simineral realiza primeiro Congresso Técnico sobre mineração sustentável

O evento será realizado nos dias 1º e 2 de abril na sede da Fiepa, em Belém, com foco em analisar novos padrões de ESG para o setor mineral aplicados no mundo, reunindo o Simineral, mineradoras e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Uma das discussões do Congresso Técnico é como aplicar conceitos de ESG mais atualizados e eficientes para o setor mineral (Foto: Nitro Histórias Visuais / Via Ibram)

Com o objetivo de discutir como os padrões globais de ESG – meio ambiental, social e governança, na sigla em inglês – podem transformar a mineração e impulsionar uma economia mais sustentável, o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) realiza o primeiro Congresso Técnico, com o tema “Mineração Sustentável – ESG global na prática local”, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

O evento tem patrocínio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Vale, Hydro, MRN e Alcoa, com apoio institucional do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). A programação, nos dias 1º e 2 de abril, será na sede da Fiepa, em Belém. O congresso será exclusivo para associadas e parceiros institucionais do Simineral, mas a entidade já planeja futuros eventos que poderão ser abertos a outros públicos interessados.

Para o presidente do Simineral, Anderson Baranov, o intuito do evento é “promover um momento de troca de conhecimentos, informações, experiências e iniciativas entre atores que, de alguma forma, estejam envolvidos na cadeia produtiva mineral, para que, juntos, possam continuar garantindo o desenvolvimento sustentável do setor mineral no Pará, na Amazônia, no Brasil e no mundo”.

Anderson Baranov, presidente do Simineral (Foto: Divulgação / Simineral)

“O Congresso chega para reforçar o posicionamento do Simineral sobre a importância da mineração sustentável, além de estreitar o relacionamento com diversos públicos estratégicos, por meio de projetos e ações que mostram como a mineração está presente na vida de todo paraense. É um momento decisivo para juntos alcançarmos voos cada vez maiores na busca pela sustentabilidade”, diz o diretor executivo do Simineral, Emerson Rocha

Na ocasião, líderes e gestores de mineradoras e órgãos públicos se reunirão para discutir a relevância estratégica do ESG internacional, destacando seu papel fundamental em um setor essencial para as cadeias produtivas e mercados globais. Serão abordadas as mudanças nos padrões ESG ao longo do tempo e seu valor estratégico na mineração, abrangendo aspectos técnicos e de desempenho, acesso a financiamentos, relacionamento com clientes e acionistas, posicionamento no mercado, avaliações de risco (ratings) e a percepção de organizações não governamentais e da sociedade em geral.

O Simineral reforça seu compromisso em fortalecer o setor mineral como um agente de desenvolvimento a sociedade. A instituição se posiciona como um elo importante entre empresas mineradoras, o poder público e a sociedade, promovendo diálogos construtivos e iniciativas que buscam impulsionar o desenvolvimento sustentável, equilibrando progresso econômico com responsabilidade socioambiental.

SERVIÇO:

1º Congresso Técnico do Simineral
Tema: Mineração Sustentável – ESG global na prática local
Data: 1º e 2 de abril de 2025
Importante: O evento será exclusivo para associadas do Simineral e parceiros institucionais.
Para mais conteúdos sobre mineração, acesse o site: https://www.simineral.org.br/

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais