Dados publicados nesta quinta-feira (17) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) do Governo do Estado trazem que a criminalidade continua em queda no Pará. “Este é o sétimo ano da atual gestão, que tem como premissa investir em segurança pública para reforçar, cada vez mais, a preservação da vida e a paz social dos paraenses”, afirmou a Segup.
Atualmente, mais da metade dos municípios não apresentam registros de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que reúnem homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte há mais de 30 dias, conforme os indicadores da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) vinculada à Segup.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, explicou que diariamente são realizados levantamentos dos indicadores de criminalidade por meio da Siac, “o que possibilita o planejamento estratégico das ações desenvolvidas, conforme as necessidades de cada região do estado”.
Machado frisou que, por meio das análises estáticas, a Segup constatou que 81 municípios paraenses estão há mais de 30 dias sem registros de Crimes Violentos Letais Intencionais.
“Lembrando que 81 desses municípios não têm há pelo menos 30 dias o registro do CVLI, porém temos municípios como Magalhães Barata que já computa 1.300 dias sem qualquer tipo de ocorrência desta natureza. Isso demonstra o trabalho integrado que estamos fazendo no Estado, por meio de todas as forças de segurança e também conseguindo levar segurança pública a todos os paraenses e a qualquer lugar do estado”, afirmou Ualame.
Segundo o indicador, o município de Magalhães Barata está há 1.300 dias sem nenhuma ocorrência de CVLI. Seguido por Santa Cruz do Arari (613 dias), Santarém Novo (538 dias), Inhangapi (537), Piçarra (489), São João de Pirabas (470), Colares (446), Sapucaia (400), Santo Antônio do Tauá (382), Santa Maria do Pará (377), São João da Ponta (332), Bagre (281), Salinópolis (266) Soure (231) e Pau D’Arco (227), figuram na lista entre os 81 municípios do estado sem ocorrências de crimes violentos letais intencionais. Os dados foram avaliados no período de 22 de setembro de 2021 a 13 de abril de 2025.
Outros municípios que também estão na lista, já ultrapassaram 100 dias sem casos computados de crimes violentos letais intencionais, como: Peixe-Boi (180 dias), Maracanã (174 dias), Faro (144 dias), Santa Maria das Barreiras (134 dias), Nova Timboteua (130 dias), Quatipuru (127 dias), Ulianópolis (122 dias), Limoeiro do Ajuru (119 dias), Salvaterra (117 dias), Terra Alta ( 116 dias), Melgaço (113 dias), Abel Figueiredo (111 dias) e Muaná (109 dias).
O secretário destacou que dentre os 81 municípios há localidades sem CVLI em todas as regiões do Pará. Para ele, isso demonstra que as ações de segurança não estão centralizadas e, sim, com um trabalho sendo expandido em todas as regiões integradas.
“E seguimos com constante com reduções, visto que tivemos a maior redução de CVLI no primeiro trimestre de 2025. Portanto, estar com mais da metade dos municípios do Pará sem qualquer crime violento letal intencional nos faz acreditar que estamos no caminho correto na atuação. Mas, claro, há outros municípios que apresentam os crimes e seguimos com o reforço da segurança nesses locais”, concluiu o Machado.
(CLEIDE MAGALHÃES, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!