Um homem, 38 anos, foragido da Vara de Justiça de Santana do Araguaia, no sul do Pará, é preso pela Polícia Militar do Pará (PMPA) em Ourilândia do Norte, município que fica na mesma região. Ele foi recolhido para a delegacia pelos policiais na madrugada de sábado (20), por volta das 5h, durante patrulhamento de rotina pela rua Roraima, no setor Aeroporto.
De acordo com o mandato de prisão preventiva, ele é investigado pela suposta prática do crime tipificado no artigo 217-A do Código Penal. Cometido, em tese, contra sua filha biológica à época com apenas 12 anos de idade. O artigo prevê que é crime a conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos com pena de reclusão de 10 a 20 anos.
Ainda segundo a justiça, constam dos autos elementos que indicam a prática reiterada de atos libidinosos, “inclusive por videochamadas, além de ameaças de morte e atos intimidatórios dirigidos tanto à vítima quanto a seus familiares e a profissionais da Unidade de Acolhimento onde a adolescente se encontra institucionalizada”.
No mandato, a justiça destaca, ainda, que, “mesmo após o deferimento de medidas protetivas de urgência nos autos, o investigado teria persistido nas condutas ameaçadoras, violando frontalmente a ordem judicial”.
Prisão
A prisão do homem ocorreu durante patrulhamento de rotina pela rua Roraima, no setor Aeroporto. Foi quando policiais militares avistaram um veículo modelo Fiat Palio Weekend, cor cinza e placa JUN 5D13, em atitude suspeita. Ao se aproximarem para abordagem, os agentes constataram que não havia ninguém no interior do automóvel.
Após consulta, foi verificado que o veículo estava relacionado a um mandado de prisão em aberto contra seu proprietário.
Uma pessoa informou à guarnição que o condutor havia saído do local a pé, trajando camisa preta, boné preto, calça azul e sandálias, seguindo em direção ao setor Maria Craveiro. Os policiais iniciaram diligências e descobriram que o suspeito residia no setor Paulista, na rua 29.
A equipe de policiais solicitaram apoio da guarnição de Tucumã, no sul do Pará. Com reforço, o cerco foi montado na região, o homem foragido foi localizado e abordado enquanto caminhava pela avenida 1º de Janeiro.
O acusado está recolhido na Delegacia de Polícia Civil do município à ordem e disposição da justiça.
(CLEIDE MAGALHÃES, da Redação do Fato Regional, com informações de Jucelino Show)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!