O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) autorizou, nesta segunda-feira (26), o início da obra de derrocamento do Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins, na região Leste do Pará. A notícia foi anunciada pelo governador Helder Barbalho nesta segunda-feira (26).
A licença foi concedida ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e permitirá intervenções em um trecho de 35 km entre Santa Teresinha do Tauiri e a Ilha do Bogéa, no Pará.
A obra prevê a remoção de formações rochosas que dificultam a navegação, além da instalação de canteiros de apoio, industriais e de armazenamento de explosivos.
A autorização tem validade de cinco anos e inclui a obrigação de realizar um projeto-piloto de derrocamento subaquático com explosivos industriais, para coleta de informações que embasarão o projeto executivo.
Como contrapartida, o Dnit deverá pagar uma compensação ambiental de R$ 4,8 milhões.
O governador do Pará, Helder Barbalho, comemorou a liberação. “Depois de cerca de oito anos de espera, finalmente saiu a licença ambiental para o início do derrocamento do Pedral do Lourenço no município de Itupiranga. Quem é do Pará sabe, quem é do Norte do Brasil sabe o quanto esta obra é importante”, afirmou em vídeo nas redes sociais.

O derrocamento busca garantir a navegabilidade plena do Rio Tocantins ao longo de todo o ano, removendo barreiras naturais que comprometem o tráfego de embarcações, especialmente na estiagem.
(Da Redação do Fato Regional)