Com o propósito de promover a conscientização, incentivar a escuta ativa e fortalecer a rede de proteção municipal, a Estação Conhecimento Tucumã realizou neste mês uma série de atividades alinhadas à campanha Maio Laranja, mobilização nacional de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Com as crianças, a temática foi trabalhada de forma lúdica, por meio de teatro de fantoches, reforçando o respeito aos limites corporais, a importância de dizer “não” diante de situações desconfortáveis e a necessidade de procurar um adulto de confiança em casos de dúvida ou medo.
Ao final, as crianças construíram a “Árvore da Proteção”, identificando figuras de referência em quem confiam para dialogar e buscar apoio, como familiares e profissionais.
Já para os adolescentes, a Estação Conhecimento Tucumã promoveu o circuito “O Silêncio Não Me Protege”, com apresentação da campanha, exibição de vídeo sobre as consequências do silêncio e criação de um painel coletivo com mensagens de encorajamento, reforçando autonomia e protagonismo.
Os colaboradores também participaram da campanha, com foco na identificação de sinais de sofrimento emocional e violência. A capacitação destacou o papel da escuta ativa e o potencial de cada profissional como elo de confiança.
Keyla Aragão, diretora da Estação Conhecimento Tucumã, destacou que a abordagem interativa e respeitosa permitiu acessar, de forma integrada, o emocional, o racional e o simbólico, proporcionando uma vivência significativa.
“Mais que informar, a ação acolheu, escutou e deu voz a crianças e adolescentes, reforçando que o silêncio não protege e jamais deve ser maior que o direito de ser cuidado e ouvido. A prevenção começa com o conhecimento e se concretiza no afeto, na atenção e na escuta ativa”, afirmou.
Sobre a Estação Conhecimento Tucumã
A Estação Conhecimento Tucumã busca promover a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade por meio do desenvolvimento humano integral e da formação cidadã.
É um espaço onde crianças, adolescentes e jovens podem exercer suas potencialidades a partir da reafirmação de seus direitos, sendo estes os orientadores das ações realizadas.
Mantida principalmente pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Tucumã iniciou atividades em 2008 e conta com recursos incentivados da Vale, tendo a Wheaton Precious Metals, Posco e Hatch como parceiros investidores.
Atualmente, a instituição tem cerca de 800 beneficiários diretos.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Assessoria de Relacionamento com a Imprensa da Vale)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!