Pará quer ser farol para a implementação de políticas ambientais e climáticas no Brasil, diz governador Helder

Governador Helder Barbalho apresenta ações ambientais do Pará e destaca protagonismo do estado rumo à COP30
"Pará quer ser referência em sustentabilidade no Brasil", afirma Helder Barbalho durante Congresso Internacional em Belém (Imagem: Marcos Santos | Ag. Pará)

Durante o Congresso Internacional de Desenvolvimento Sustentável, realizado nesta terça-feira (1º) em Belém, o governador Helder Barbalho afirmou que o Pará está se consolidando como exemplo nacional na construção de políticas ambientais.

“No Pará, já avançamos com concessões públicas para o restauro de áreas degradadas e estamos entregando o Parque de Bioeconomia da Amazônia até a COP30. Queremos ser um farol para o Brasil”, declarou.

Ele destacou que o diálogo com o setor privado é fundamental para gerar escala aos negócios verdes e valorizar os ativos florestais da Amazônia.

Helder também comemorou a aprovação da Lei de Responsabilidade Ambiental, que destina recursos de taxas minerárias e hídricas para ações sustentáveis. “Em 2025, teremos R$ 1 bilhão para a agenda ambiental, frente aos R$ 100 milhões deste ano”, ressaltou.

A CEO da COP30, Ana Toni, reforçou a importância da conferência climática que será sediada em Belém: “Essa COP vai marcar uma nova fase do debate climático global. O que era visto como futuro, chegou muito mais rápido.”

Realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o evento reúne líderes para debater temas como mudanças climáticas, transição energética, agricultura regenerativa e bioeconomia. A edição deste ano reforça o papel do Pará como protagonista da agenda ambiental brasileira.


(Da Redação do Fato Regional)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais