Nesta terça-feira (22), o prefeito de São Félix do Xingu, Fabrício Batista (Podemos), participou de uma reunião com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MDR), Waldez Góes, em Brasília.
O objetivo foi garantir novos investimentos e acelerar ações para o desenvolvimento local por meio do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX). Atualmente, os municípios de São Félix do Xingu, Gurupá e Portel ainda não fazem parte oficialmente do Consórcio Belo Monte.
Na ocasião, o chefe do Executivo municipal anunciou que, em breve, o município deve fazer parte de forma definitiva do PDRSX.
Estiveram presentes ainda no encontro equipes técnicas do consórcio, da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e outras entidades.
Durante a reunião, foram discutidas, também, estratégias para ampliar investimentos em infraestrutura e projetos sociais, visando a melhoria da qualidade de vida da população xinguense. O município busca assegurar recursos que viabilizem obras e ações concretas para o desenvolvimento sustentável da região.

A entrada oficial dos municípios no consórcio depende apenas da homologação de um decreto que, segundo o ministro Waldez Góes, deve sair da área jurídica na próxima semana e seguir para sanção governamental.
A medida permitirá que os municípios passem a ter acesso direto aos recursos ainda disponíveis no PDRSX.
“Esse decreto é fundamental para que São Félix do Xingu passe a integrar oficialmente o consórcio e, assim, participar das aplicações de investimentos previstos em diversas áreas, como infraestrutura e projetos sociais. Estamos firmes, trabalhando para garantir soluções reais e efetivas que tragam mais qualidade de vida e progresso para a população xinguense”, destacou o prefeito Fabrício Batista.
A expectativa é de que a oficialização da participação de São Félix do Xingu ocorra já nas próximas semanas, garantindo ao município a oportunidade de integrar as ações estratégicas planejadas pelo Consórcio Belo Monte para o desenvolvimento da região.
(Da Redação do Fato Regional)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!