A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (21), a Operação Rota Khalifa, com o objetivo de identificar e apreender bens e valores ligados ao tráfico internacional de drogas. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Félix do Xingu (PA), além de municípios de Goiás e Pernambuco.
A ação é um desdobramento da Operação Rota Caipira, deflagrada em 26 de abril de 2023, que desarticulou uma organização criminosa atuante no tráfico internacional de entorpecentes, com ramificações no Pará, Tocantins e Maranhão. Na ocasião, um dos principais integrantes do grupo foi preso ao retornar de viagem aos Emirados Árabes Unidos.
O delegado da Polícia Federal em Araguaína, Alan Reis, explicou que a Operação Rota Khalifa é um desdobramento da Rota Caipira, realizada em 2023.
“Ao todo foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, além do sequestro de três propriedades rurais, imóveis, veículos e maquinários localizados nas fazendas dos investigados.

Segundo a PF, as investigações atuais têm como foco o estrangulamento financeiro da quadrilha, que movimentou aproximadamente R$ 1,6 bilhão. Foram identificadas propriedades rurais no Pará, além de veículos e outros bens móveis, adquiridos e utilizados para ocultar e dissimular valores ilícitos.
A Polícia Federal destacou, ainda, que a Operação Rota Khalifa busca não apenas atingir a logística do grupo criminoso, mas também impedir que os lucros milionários continuem sendo reinvestidos em atividades ilícitas.
O nome da operação faz referência ao edifício Rota Califa em decorrência do fato do principal investigado ter sido preso logo após o seu retorno de Dubai para o Brasil.
(Da Redação do Fato Regional, com informações da PF Araguaína/TO).
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!