O governador do Pará, Helder Barbalho, e a vice-governadora, Hana Ghassan, realizaram no último sábado (23) uma vistoria técnica nas obras da segunda Usina da Paz de Parauapebas, no sudeste do Estado.
Localizado na estrada VS-10, no bairro Guanabara, o novo complexo já tem 57% dos serviços executados e deve ser entregue até abril de 2026.
Durante a visita, Helder destacou o compromisso do governo com a expansão do maior projeto de cidadania e transformação social da América Latina.
“Parauapebas está ganhando uma segunda Usina da Paz, aqui no Complexo VS-10. Atualmente, mais de 130 trabalhadores estão empenhados para que, até abril, possamos entregar este espaço de cidadania e segurança pública para a população”, afirmou.
A vice-governadora Hana Ghassan ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da inclusão social.
“A Usina da Paz já é um símbolo de oportunidade e acolhimento para as famílias paraenses. Com essa nova unidade, vamos ampliar o alcance dos serviços e garantir que mais pessoas tenham acesso à saúde, educação, cultura e lazer de qualidade”, destacou.

Estrutura completa
Com aproximadamente 12 mil m² de área construída, a nova Usina da Paz vai oferecer mais de 70 serviços gratuitos. Entre eles, atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, cursos de capacitação profissional, além de atividades esportivas e culturais.
O espaço contará ainda com biblioteca, salas de informática, dança e gastronomia, ginásio poliesportivo, piscina, praça multicultural e outros ambientes de integração comunitária.

Mais inclusão e oportunidades
Parauapebas já conta com uma Usina da Paz em funcionamento, no bairro Jardim Tropical, inaugurada em maio de 2022. Desde então, a unidade já realizou mais de 1 milhão de atendimentos à população.
Segundo a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, a expansão do projeto reforça o compromisso do governo estadual em ampliar os serviços de cidadania.
“A segunda Usina da Paz vai garantir ainda mais inclusão e oportunidades para a população de Parauapebas”, afirmou.
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará).
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!