Quatro casos de violência doméstica e contra a mulher foram registrados no último domingo (24) nos municípios de Tucumã e Ourilândia do Norte, no sul do Pará.
As ocorrências foram atendidas por equipes do 36º Batalhão da Polícia Militar, dentro da Operação “Saturação”, comandada pelo coronel Marcus Formigosa, do Comando de Policiamento Regional XIII (CPR XIII).
Segundo o coronel, as ações rápidas da polícia foram fundamentais para evitar que os episódios resultassem em feminicídios.
“Especialmente três casos poderiam ter evoluído para feminicídio se a PM não chegasse rápido. A divulgação dos telefones para denúncia gera demanda para as viaturas, mas tem trazido resultados positivos, como quase seis meses sem feminicídios e a redução de 40% nos homicídios na região”, destacou Formigosa.
Cárcere privado em Tucumã
Às 1h10, a guarnição foi acionada via Núcleo Integrado de Operações (Niop) para uma denúncia de cárcere privado. Segundo o pai da vítima, ela estava sendo mantida presa em casa pelo companheiro, de 42 anos.
A Polícia Militar confirmou a situação e encaminhou vítima, 29 anos, acusado e testemunha à Delegacia de Tucumã, onde o caso foi registrado.
Agressão com garrafa em Tucumã
Por volta das 8h40, uma mulher de 55 anos foi vítima de agressão do marido, também de 55 anos, nas proximidades da Casa do Trabalhador, na PA-279.
A vítima apresentava um corte profundo na cabeça e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) a um hospital de Tucumã.
Enquanto recebia atendimento, policiais iniciaram buscas e localizaram o agressor em uma festa próxima ao local do crime. Ele foi reconhecido pela vítima e preso em flagrante.
Briga de casal em Tucumã
Já por volta das 17h, a Polícia Militar foi chamada por populares para atender a uma ocorrência de violência doméstica na no setor Parque Amazonas.
No local, os militares encontraram um casal – ela de 30 anos e ele, 35 – e ambos com lesões e sinais visíveis de embriaguez.
A residência estava revirada, com móveis quebrados, cacos de vidro e marcas de sangue pelo chão. Duas crianças também estavam no ambiente no momento da ocorrência.
O casal foi encaminhado à Delegacia de Tucumã para os procedimentos legais. Após os trâmites, a mulher e os filhos foram levados em segurança até sua residência.
Agressão em Ourilândia do Norte
Por volta das 19h20, no assentamento Casulo 02, em Ourilândia do Norte, uma mulher de 46 anos relatou ter sido agredida com socos, enforcamento e ameaças de morte feitas pelo companheiro, também de 46 anos.
No momento da prisão, a PM encontrou em posse do acusado uma espingarda caseira (“por fora”) e dois facões. Para garantir a segurança da equipe, ele foi algemado e conduzido à delegacia.
Violência contra a mulher é crime e deve ser denunciada
O combate à violência doméstica ganhou reforço com a Lei nº 14.188/2021, que criou o Programa Sinal Vermelho e ampliou mecanismos de proteção às mulheres.
• Central de Atendimento à Mulher – 180
• Polícia Militar – 190 (emergência)
• Telefones de urgência da PM em Tucumã, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu e Xinguara: acesse aqui
O Fato Regional publica apenas informações oficiais fornecidas por órgãos públicos e autoridades policiais, com base em registros formais de ocorrência.
Garantimos o direito de resposta a todos os citados, sempre que solicitado, respeitando o princípio da presunção de inocência.
(Da Redação do Fato Regional, com informações do CPR XIII da PMPA)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!
60″ />