A 11ª edição do Anuário Inovação Brasil, elaborada pela consultoria Strategy& em parceria com o Valor Econômico, apontou as empresas mais inovadoras do país em 2024. Entre as 150 avaliadas, a Natura liderou o ranking geral e também a categoria “Cosméticos, Higiene e Limpeza”.
O anuário analisa investimentos em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e novos modelos de negócios. No caso da Natura, o relatório destacou aportes de mais de R$ 1 bilhão em iniciativas de inovação, equivalente a 4,5% da receita líquida da empresa no ano passado.
Grande parte desse investimento foi destinada à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), com centros em Cajamar (SP) e Benevides (PA), além de projetos de digitalização de canais de venda e modernização da experiência do consumidor.
Segundo João Paulo Ferreira, CEO da Natura, “a inovação não é apenas um departamento; é uma atitude que permeia toda a empresa, gerando impacto positivo social, ambiental e econômico.”
Entre os projetos de destaque estão a Plataforma Amazônia 5.0, que integra ciência, tecnologia e sociobiodiversidade, desenvolvendo bioingredientes e contribuindo para a conservação de áreas da floresta.
Além do Ecossistema de Bem-estar, que conecta profissionais da beleza e consumidores por meio de plataformas digitais e serviços financeiros, promovendo inclusão e geração de renda para consultoras.
Fundada em 1969, a Natura atua no setor de cosméticos e higiene pessoal, com operações em 14 países da América Latina.
O Anuário Inovação Brasil, criado em 2014, é considerado uma das principais referências sobre inovação empresarial no país.
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Assessoria de Imprensa da Natura).
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